ADENE

Conforto em destaque no stand ADENE do SIL

Terminou mais uma edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) com a participação ADENE com stand, com a presença nos painéis de debate e na entrega dos Prémios SIL.

 

O conforto dentro das habitações esteve no centro do tema do stand ADENE, relacionando-o com dois conceitos sempre presentes:  a eficiência energética e hídrica.

Pelo stand ADENE passaram visitantes com interesse pela informação de como melhorar a casa, tendo-se já registado já alguma familiarização com a relação conforto e poupança energética.

Perante a realidade de passarmos 90% do nosso tempo dentro dos edifícios, desafiámos os visitantes a ponderarem sobre o conforto que sentem nas suas casas. Os resultados podem ser resumidos nos números que partilhamos abaixo:

Com um universo de 58,6% de participantes a indicarem que são proprietários das casas onde habitam, confirmou-se a que esta é uma opção, primordialmente, das gerações com data de nascimento até 1980.
Apenas 6,9% referiram que as suas casas não necessitam de climatização. Aqueles que indicaram que têm essa necessidade, 63,8%, apontam o inverno como o período mais relevante.
O ar condicionado é utilizado em 41,3% dos casos que a necessidade de climatização foi assinalada.
Perante a questão sobre a intenção de realizar melhorias no futuro, 44,8% manifestam que sim e 17,2% mostram-se indecisos.
A maior motivação para realizar melhorias é aumentar o conforto, expresso por 43,1% dos participantes e, aproximadamente, 19% manifestam a preocupação de poupar.
Este retrato desenhado pelos nossos visitantes incidiu sobretudo em casas construídas antes de 1960 e entre a década de 2001 e 2010, em 15,5% e 25,9% dos casos, respetivamente.

Como o SIL não se limitou à parte expositiva, no Investment Pro debateram-se as novas diretivas Europeias do Desempenho Energético dos Edifícios e o Imobiliário onde se analisou o ‘estado de arte’ do imobiliário e das cidades, e se contou com o contributo de Nelson Lage, Presidente da ADENE, que reforçou que “Temos muito para debater nos próximos anos para colocar todas estas medidas em prática. Requer um esforço conjunto de todos os intervenientes do setor imobiliário num esforço para que o consumidor também se sinta parte ativa”.

Nos Prémios SIL do Imobiliário, Bruno Veloso, Assessor da Direção do Conselho de Administração da ADENE, entregou o galardão da Categoria Construção Sustentável e Eficiência Energética ao projecto Valrio, da Solyd.

Veja o resumo do evento no site do SIL – https://imobiliario.fil.pt/