No âmbito das iniciativas enquanto Capital Verde Europeia 2020, a Câmara Municipal de Lisboa assumiu o estatuto de primeiro município com frota certificada MOVE+. Como município pioneiro na adoção do sistema MOVE+, a sua frota de 458 veículos ligeiros alcançou a classificação B, tendo sido identificadas medidas de melhoria que, caso sejam implementadas, permitirão alcançar a classificação A+ nos próximos 3 anos.

Para atingir esta classificação, foi determinante o esforço continuado de renovação da frota, cada vez com mais veículos elétricos. Atualmente, mais de 40% da frota de ligeiros é composta por veículos elétricos ou híbridos. Outro fator importante, foi a elevada utilização de pneus com classe energética “A” e a definição de metas para consumos específicos e emissões de CO2. Estes e outros esforços resultantes da aplicação da metodologia MOVE+, permitiram nos últimos 2 anos um decréscimo de 15% das emissões de CO2/km.

Dr.ª Raquel Águas, Diretora da Divisão da Gestão de Frota da CML:

“A Câmara Municipal de Lisboa tem efetuado nos últimos anos um esforço para adotar uma estratégia que garanta uma gestão eficiente, integrada e sustentável da sua frota.

Norteados pelo objetivo de otimização e racionalização dos recursos existentes, tornando-os mais sustentáveis e energeticamente mais eficientes, assumimos uma aposta clara na mobilidade elétrica, alinhada com outras políticas de redução de emissões poluentes.

Neste sentido, a certificação MOVE+ veio ao encontro dos nossos objetivos e expectativas, ajudando-nos a identificar as oportunidades de poupança de energia, redução dos custos operacionais, redução das emissões de CO2 e a tornar a frota ambientalmente sustentável, espera-se com esta certificação, procurar uma melhoria continua da nossa frota municipal!”

Todos os municípios nacionais podem também beneficiar do exemplo da Câmara Municipal de Lisboa na aplicação do MOVE+ na gestão da sua frota, reforçando o percurso dos seus planos para uma maior sustentabilidade. Saiba como em movemais.pt.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email