Dando seguimento ao modelo de verificação de qualidade implementado pela ADENE e atendendo a uma das tipologias previstas no plano de verificação de qualidade, iniciou-se em 2019 a atividade designada por “Visita Acompanhada”. Neste processo é possível um elemento da equipa de verificação de qualidade da ADENE acompanhar o Perito Qualificado na visita obrigatória que este tem de realizar ao imóvel para a posterior emissão do respetivo certificado energético. 

Como balanço deste tipo de ações integradas no modelo de verificação de qualidade, regista-se a realização de aproximadamente 400 visitas, distribuídas por Portugal Continental, acompanhando perto de 300 Peritos Qualificados, ou seja, cerca de 20% do total de peritos atuantes na certificação energética dos edifícios.

As visitas acompanhadas realizadas permitiram a recolha de informação relevante ao nível da atuação dos Peritos Qualificados, servindo igualmente como forma de esclarecimento in loco aos técnicos. Com este apoio foi possível assegurar que os procedimentos de levantamento e recolha de informação levados a cabo pelos Peritos Qualificados ocorressem de acordo com os procedimentos previstos e definidos pela ADENE, conduzindo, dessa forma, a um melhor resultado final.

Do feedback recolhido foi possível perceber um claro sentimento positivo face a este tipo de acompanhamento, já que permite a presença da ADENE pelo território, assim como possibilita o tratamento personalizado no que concerne ao esclarecimento de dúvidas e procedimentos a adotar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email