No âmbito da parceria estabelecida entre o BCSD Portugal e a ADENE com o objetivo de promover a eficiência energética nas empresas, foram realizados três webinars sob o tema da eficiência energética e hídrica aplicada aos setores da hotelaria e indústria transformadora.

 

Integrados nas “Eficiência Energética Sessions – Financiar e Medir a Eficiência Energética”, os webinars foram desenvolvidas no âmbito do projeto europeu “Driving Investment in Energy Efficiency through Energy Savings Insurance in Europe” (ESI Europe). As sessões reuniram mais de uma centena de participantes.

No dia 13 de julho, a ADENE marcou presença na sessão online “Eficiência Energética Sessions – Financiar e medir Eficiência Energética no setor Hoteleiro” com uma apresentação sob o tema “AQUA+, eficiência hídrica no setor hoteleiro”, revelando a oportunidade da eficiência hídrica e do nexus água-energia neste setor.

Em 14 e 16 de julho, as “Eficiência Energética Sessions” incidiram sobre a indústria transformadora. A primeira sessão, realizada no dia 14, foi direcionada ao setor agroalimentar, tendo a segunda sessão focado o setor têxtil. Em ambas as sessões, a ADENE fez um ponto de situação dos vários setores da indústria quanto à eficiência energética das operações, com base na informação  da gestão operacional do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e nas publicações de referência “Manual de Auditorias Energéticas na Indústria” e “Cadernos Setoriais”.

O ESI Europe tem como objetivo criar condições para que as PME possam ser tecnologicamente eficientes, minimizando o risco de investimento, através da criação e da implementação de um seguro de desempenho. Neste contexto, as sessões pretenderam enquadrar a situação atual da hotelaria e da indústria transformadora e apresentar ferramentas que possibilitem a transição energética das empresas. Este projeto, financiado pelo programa Horizonte 2020, está a ser liderado pela ONG Suíça BASE, Basel Agency for Sustainable Energy e está a ser implementado em Portugal, Espanha e Itália, sendo o BCSD Portugal o coordenador nacional da iniciativa.

Mais informações sobre o modelo ESI: https://www.esi-europe.org/pt-pt/ 

Mais informações sobre o BCSD Portugal em https://www.bcsdportugal.org/

 

As apresentações destes webinars podem ser consultadas AQUI.

 

É possível seguir os temas da eficiência energética e hídrica nos edifícios e indústria através da subscrição da newsletter mensal da ADENE, a ADENE News.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email