Assista ao webinar da ADENE “Passaportes de Renovação de Edifícios e One-Stop-Shops – Como podem os edifícios públicos beneficiar destes instrumentos?”

A 7 de maio, às 11h CET, a ADENE irá organizar, no âmbito do projeto Efficient Buildings, um webinar que pretende debater como os edifícios públicos podem beneficiar de Passaportes de Renovação de Edifícios e das One-Stop-Shops, destacando a sua importância no cumprimento dos objetivos definidos pela Renovation Wave e pelas Estratégias de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios.

Os Passaportes de Renovação de Edifícios e os Diários de Bordo Digitais de Edifícios são essencialmente roteiros de renovação que os proprietários de edifícios podem usar para planear reformas profundas, reunir todas as informações relevantes num único lugar e obter uma visão geral, sempre atualizada, dos seus edifícios ao longo de toda a sua vida útil.

As One-Stop-Shops também são ferramentas importantes para promover a reabilitação de edifícios, centralizando um conjunto de serviços, tais como o diagnóstico técnico e social, a coordenação de fornecedores, o apoio financeiro e o acompanhamento das medidas implementadas. As One-Stop-Shops são a ferramenta “por excelência” para apoio aos proprietários de edifícios a aplicar as medidas identificadas nos Passaportes de Renovação de Edifícios. Ao permitir esta coordenação em grande escala, as One-Stop-Shops têm o potencial de ser um centro de informação atualizada sobre o parque edificado, o que pode ser muito útil para as autoridades locais e nacionais como instrumento de acompanhamento da implementação de políticas públicas. Além disso, estas ferramentas também podem alavancar a melhoria dos níveis de eficiência energética em edifícios públicos.

O debate procura responder às seguintes questões:

  • Como é que os Passaportes de Renovação de Edifícios podem contribuir para a Renovation Wave e para as Estratégias de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios?
  • As One-Stop-Shops são uma boa ferramenta para promover a implementação de Passaportes de Renovação de Edifícios?
  • Como é que os Passaportes de Renovação de Edifícios e as One-Stop-Shops podem apoiar a renovação massiva de edifícios públicos a nível regional e local?

O webinar será realizado em inglês.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas AQUI.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email