LABEL 2020

O projeto Europeu “LABEL2020 – New Label driving supply and demand of energy efficient products” financiado pelo instrumento Horizon2020, teve a sua reunião de arranque em junho de 2019 em Viena, Áustria.

O projeto, coordenado pela Agência de Energia Austríaca, tem o objetivo de impulsionar a oferta e a procura de produtos energeticamente eficientes no contexto Europeu. O projeto inclui a ADENE como a entidade portuguesa que integra os 20 parceiros do consórcio, que para além de Portugal, inclui ainda empresas, Agências de Energia e ONGs, de 16 países.

Embora o mecanismo da etiqueta energética de produtos esteja bem disseminado e tenha alcançado níveis elevados de sucesso no âmbito Europeu, o processo que levou ao desenvolvimento do reescalonamento da etiqueta energética, cuja entrada em vigor se prevê para o Março de 2021, surgiu com a necessidade sentida pelos consumidores de distinguir quais os seus produtos (frigorífico, máquina de lavar roupa, televisão, entre outros) que apresentam o melhor desempenho energético. Um exemplo prático é a existência, no sistema vigente, de três gamas dentro da classe A (A+, A++ e A+++).

Neste âmbito, o LABEL2020 visa dar apoio, quer ao consumidor, quer às empresas do setor, no processo de adoção da nova etiqueta energética reescalonada, em simultâneo com o aumento do impacto da etiqueta energética no processo de decisão do consumidor na adoção de equipamentos mais eficientes, do ponto de vista energético.

Para mais informações sobre este projeto consulte o site ADENE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email