Nos dias 14 e 15 de janeiro, a ADENE participou na primeira sessão de preparação do processo de Diálogo Territorial que visa contribuir para a realização de uma intervenção de reabilitação no pavilhão desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. O processo enquadra-se nas atividades do projeto Interreg SUDOE COLEOPTER que tem como objetivo promover a eficiência energética e a eficiência hídrica em edifícios públicos de serviços, com base numa abordagem integrada aos dois tipos de consumos e envolvendo os utilizadores dos edifícios no processo de renovação.

Para tal foi desencadeado um método de democracia participativa que visa promover a intervenção ativa dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão, através da aplicação de uma metodologia bottom-up que irá identificar as necessidades das partes interessadas e utilizá-las como base para a construção de consensos voluntários e a tomada de decisão final.

Na primeira sessão deste processo foram entrevistados, individualmente, representantes dos utilizadores do espaço desportivo que colaboraram na identificação das diferentes necessidades relativas à sua renovação. Com este processo de diálogo pretende-se que o plano de renovação do pavilhão tenha sido concebido e validado de forma colaborativa por todos os atores envolvidos, garantindo a transparência e a satisfação dos seus utilizadores.

Na elaboração do plano de reabilitação do pavilhão desportivo será aplicada uma nova metodologia de auditoria nexus água-energia que visa maximizar os ganhos de eficiência no uso de ambos os recursos. Enquanto membro do consórcio de parceiros do COLEOPTER, a ADENE intervém no desenvolvimento da metodologia de auditoria e sua aplicação nos casos piloto em estudo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email