Apresentação pública do Projeto meetMED II

O projeto meetMED II da rede MEDENER- Mediterranean Association of National Agencies for Energy Management, será apresentado publicamente, em sessão online, a 7 de abril. O projeto, do qual a ADENE é parceira, tem a missão de contribuir para a transição energética na região mediterrânica.

Este projeto, gerido em consórcio com o RCREEE – Regional Center for Renewable Energy and Energy Efficiency e financiado pela União Europeia,  é uma continuação do meetMED I que terminou em 2020 e que se focou em atividades na área da eficiência energética nos edifícios e na administração pública. O principal objetivo do meetMED II é a promoção da eficiência energética no setor dos edifícios e dos equipamentos consumidores de energia no setor doméstico da Bacia do Mediterrâneo, tendo para esse efeito um orçamento de 5 MEUR para 3.5 anos (2021-2024) para os oito países participantes do anterior projeto, Algeria, Marrocos, Líbia, Líbano, Jordânia, Tunísia, Egipto e Palestina.

O meetMED II dará seguimento aos trabalhos relacionados com as estratégias e políticas de eficiência energética e irá desenvolver atividades como a criação de ações concertadas para o setor dos edifícios e dos equipamentos consumidores de energia.  Serão também implementados vários projetos piloto focados nas temáticas da renovação de edifícios, de novas metodologias e tecnologias (e.g. nexus água-energia) e de recolha de dados/indicadores nos países alvo. De notar ainda as ações de formação e sensibilização a desenvolver no decorrer do projeto, como resposta a outro dos objetivos do projeto, potenciar a troca de experiências entre os países da margem norte e sul do Mediterrâneo.

A ADENE atuará como líder de 4 atividades do projeto, nomeadamente na criação de uma “Concerted Action” para os Edifícios, na promoção de parcerias entre cidades, na testagem de um barómetro para os edifícios públicos e no desenvolvimento de uma metodologia para monitorização de indicadores de eficiência água-energia.

A Agenda provisória do evento pode ser consultada AQUI.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email