3

3 perguntas a...

Pai Natal

14.12.2022

5

min. de leitura

 

1. Esta época natalícia é de muita azáfama no Polo Norte. Como é que faz para que o Natal seja energeticamente eficiente? Como é que no Polo Norte são as Boas Festas com Boas Práticas?

Ho ho ho. No Polo Norte, o Natal é sempre poupadinho. Os duendes, que me ajudam a fazer os embrulhos, já sabem que só podem usar materiais reutilizados. Também as decorações, que espalho por todas as divisões, elaboradas pelos meus ajudantes, são de material reciclado.

A iluminação da árvore de Natal e de toda a cabana é sempre desligada quando não está ninguém em casa, porque uso tomadas inteligentes. Além disso, como só uso lâmpadas de LED, poupo 70% de energia.

Quanto aos presentes, escolho sempre brinquedos educativos, produzidos com materiais naturais, como tecido e madeira. Nos que gastam energia, escolho sempre com pilhas recarregáveis, porque são mais económicas e ecológicas. Tenho muito cuidado nas escolhas das ofertas e olho sempre para a etiqueta energética, escolhendo os mais eficientes.         

 

2. Vive numa zona muito fria, com temperaturas negativas, nada fáceis de aguentar. De certeza que não prescinde de aquecimento. Que equipamentos prefere? O que tem em conta quando os compra e utiliza?  

Aqui, na Lapónia faz muito frio. Agora, no inverno, em que as temperaturas oscilam entre os -5 graus e -20 graus, tenho sempre a cabana quentinha porque instalei o sistema HVAC. Sabem o que é? É um sistema composto por equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, e que usa bombas de calor, o que permite gastar menos energia, mas com muito mais eficiência. Eu descobri esta opção, que mantém a minha cabana sempre quentinha, no site da ADENE https://poupaenergia.pt/#/

Além do aquecimento, também tenho muito cuidado com as portas e janelas cá de casa, porque não podemos deixar o calor sair. Por isso optei por instalar janelas eficientes com etiqueta energética CLASSE+ que proporcionam mais conforto, redução na fatura energética e na pegada ambiental.  Procurei as melhores opções em  https://www.classemais.pt/  

 

3. Sabemos que a logística da distribuição das prendas não é tarefa fácil.  Que aspetos tem em consideração na altura de se deslocar para que a mobilidade seja o mais eficiente possível?   

Este ano vou dar folga à rena Rodolfo e às suas companheiras, e deixar o trenó na garagem. Porque o Pai Natal deve dar o exemplo, este ano vou entregar todos os presentes num carro elétrico, porque este modo de me deslocar não usa combustíveis fósseis, nem emite gases, e é amigo do ambiente.

Os meus duendes, espalhados por todo o mundo, também vão usar meios elétricos para se deslocarem durante esta quadra natalícia. Uns vão de bicicleta, outros de trotineta e há ainda uns quantos que vão usar os transportes públicos.

Como tenho muitos ajudantes, decidi aderir à classificação MOVE+, e assim criei a Frota Natal 2022. Se quiserem conhecer as vantagens desta classificação cliquem aqui :  https://www.movemais.pt/

S

Sobre o entrevistado

Pai Natal, muitas vezes apelidado de São Nicolau, Kris Kringle ou Santa Claus, é mundialmente conhecido. Trabalha o ano todo para trazer presentes para as crianças durante a noite na véspera de Natal. Os seus ajudantes são os elfos e duendes que trabalham na sua oficina no Polo Norte, onde vive. O seu meio de transporte são as renas voadoras.
O Pai Natal é um homem grande, alegre, de barba branca, usa óculos, e veste-se de vermelho e a sua energia destaca-se pelo seu “ho ho ho”.
Por estar na Lapónia, um pouco isolado do mundo, adora receber cartas (físicas e digitais pois a tecnologia também já chegou ao Polo Norte), nas quais além dos pedidos das crianças, fica a saber o que se passa. E é por isso que o Pai Natal se juntou a todos aqueles que lutam por um planeta mais sustentável.

Morada do Pai Natal
Destinatário: Santa Claus
Código postal: FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi – Finlândia

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024