A

A ADENE e as políticas públicas

Neuza Rosa

Coordenadora de Estratégia, Planeamento e Políticas Públicas, ADENE

16.04.2024

3

min. de leitura

A crise climática é uma das atuais ameaças à Humanidade e os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais evidentes, com efeitos preocupantes para o quotidiano dos cidadãos e para o ambiente. As soluções para a resolução do trilema energético (segurança, acessibilidade e sustentabilidade) são uma das respostas para um futuro mais verde e resiliente, garantindo a transição para um modelo energético mais sustentável e justo.

O compromisso de Portugal em matéria de alcance de neutralidade climática, operacionalizado por um ciclo de políticas energéticas e climáticas integradas, alavancado pelo Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), revela-se determinante no que diz respeito às decisões de investimento para a próxima década relacionadas com a descarbonização, a sustentabilidade energética, a diversificação das fontes de energia e o reposicionamento geoestratégico de Portugal na cadeia de abastecimento.

Em linha com o compromisso de Portugal, a ADENE – Agência para a Energia, enquanto associação privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, prossegue o reforço da sua participação ativa no apoio ao desenho, implementação e monitorização de políticas públicas na área da energia, num quadro de articulação e cooperação com outras entidades. Este apoio incide nas diferentes áreas temáticas da ADENE que incluem a eficiência energética e hídrica, a energia renovável, os consumidores e pobreza energética, a economia circular, e a mobilidade.

Analisando as várias incumbências da ADENE, desde o apoio técnico e gestão operacional, à participação em grupos de coordenação nacionais, destaca-se o seu atual papel ativo em instrumentos de política pública, tais como:

  • Sistema de Certificação Energética dos Edifícios;
  • Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia;
  • Sistema Elétrico Nacional;
  • Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período até 2030;
  • Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios;
  • Estratégia de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética, incluindo o Observatório da Pobreza Energética;
  • Plano de Poupança de Energia;
  • Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030;
  • Mercado Voluntário de Carbono;
  • Centro de Formação para a Transição Energética.

 

Tendo por base uma visão integradora, sustentável e de transição energética justa, importa igualmente evidenciar a aposta contínua da ADENE na concretização de projetos técnicos de inovação alinhados com as políticas públicas, quer nacionais, quer europeias, incluindo o apoio à transposição de diretivas. O desenvolvimento deste tipo de projetos e capitalização dos seus resultados, contribuem para alavancar e melhorar os sistemas e processos geridos pela ADENE, bem como as suas atividades de formação, qualificação, educação, informação e outros programas e iniciativas, potenciando a utilização do conhecimento no apoio à decisão em matéria de política pública.

O papel crucial que a ADENE assume no seu dia a dia permite, assim, apoiar o cumprimento dos objetivos e metas de política pública nacional, em particular os estabelecidos no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e no PNEC 2030, e outras que venham a ser definidas no âmbito de regulamentação aplicável à sua atividade.

Em consonância com um quadro de política forte e coordenado, a ADENE continuará a envidar todos os seus recursos para um futuro mais verde e resiliente, traduzindo-se em resultados e entrega de valor acrescentado para os cidadãos, mantendo paralelamente a sua utilidade em matéria de apoio à eficaz operacionalização de políticas públicas.

S

Sobre o autor

Neuza Rosa é licenciada em Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade de Évora e tem mais de 10 anos de experiência em planeamento, desenvolvimento, inovação e gestão de projetos nas mais variadas áreas relacionadas com a energia.
Ingressou na ADENE em 2019 como gestora de projetos europeus, tendo também desempenhado funções na Ação Concertada da Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios, e na Rede Europeia de Energia. Atualmente é Coordenadora de Estratégia, Planeamento e Políticas Públicas, assegurando uma abordagem integrada da atividade da ADENE com a sua estratégia e posicionamento, e ainda garantindo o apoio ao desenho, à implementação e à monitorização de políticas públicas, tal como o Plano de Poupança de Energia, no âmbito da missão da Agência.
Iniciou a sua carreira em projetos de investigação em sistemas de trigeração e dessalinização solar no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e foi professora de curso técnico de energias renováveis. Nos últimos anos, desenvolveu competências em auditorias energéticas no setor terciário e industrial, simulação dinâmica de edifícios, gestão técnica e financeira de projetos europeus e nacionais no âmbito de eficiência energética em edifícios, entre outras áreas.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024