3

3 perguntas a...

Dena

Agência de Energia Alemã

10.04.2023

4

min. de leitura

1. Quais os objetivos da Presidência Alemã da Rede Europeia de Energia ? 

Sob o tema “Crisis and Transformation – Crise e transformação”, a Presidência Alemã tem como objetivos centrar as atividades da rede EnR nas mudanças e desafios associados à atual crise energética. Neste sentido, estão previstos três eventos temáticos sobre questões prementes no contexto da atual crise energética. A Presidência pretende também proporcionar um quadro para o intercâmbio de experiências entre as agências de energia e a Stakeholders externos, e promover o desenvolvimento coordenado de propostas de soluções.

2. Uma das ações previstas na Presidência Alemã está diretamente ligada ao projeto REDI4HEAT, em que a ADENE também participa. Qual o objetivo desta ação? 

O projeto Red Implementation For Heating And Cooling (REDI4HEAT), financiado pelo Programa LIFE da Comissão Europeia, foi desenvolvido no âmbito do EnR, contando com a participação de cinco membros da rede. Durante a sua Presidência, a dena irá organizar um workshop conjunto com o projeto, que tem como principal motivação a revisão da Diretiva Europeia das Renováveis, que traz novas metas para o setor, sendo importante para acelerar o contributo das renováveis para o aquecimento e arrefecimento.  

3. Que outras as ações estão previstas no plano de ação da Presidência Alemã? 

Relativamente ao setor dos edifícios, a presidência alemã irá organizar um workshop focado da discussão dos mínimos de desempenho energético (MEPS), nos desafios e melhores práticas decorrentes da Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) e na troca de experiências entre os países membros da rede, nomeadamente no que diz respeito à renovação de edifícios. Este workshop dará seguimento ao trabalho desenvolvido em 2022 no Grupo de Trabalho dos Edifícios, liderado pela ADENE.  

A Presidência Alemã irá ainda organizar um workshop com o tema “Strengthening The Value Chains Of The Energy Transition In Europe (STIPE) – Fortalecendo as Cadeias de Valor da Transição Energética na Europa”, com vista à discussão sobre tecnologias essenciais de transição energética e sobre a resiliência das cadeias de valor a crises futuras. 

S

Sobre o entrevistado

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024