3

3 Perguntas a...Pedro Teixeira

Pedro Teixeira

Diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels

19.03.2024

4

min. de leitura

1- De que forma é que o NEYA tem dado resposta à crescente procura por alojamentos sustentáveis, em particular no que diz respeito à mobilidade?

A NEYA Hotels posicionou-se no mercado como uma cadeia de hotéis sustentáveis, que tem como principal objetivo a redução dos impactes ambientais da atividade, assim como ser uma resposta à procura de alternativas mais sustentáveis na hotelaria por parte dos clientes. Nos hotéis foram implementadas soluções de mobilidade de baixas emissões de carbono, tal como bicicletas gratuitas para os hóspedes, a criação de condições no hotel para a utilização de bicicletas próprias por parte dos colaboradores e clientes, a sensibilização para a utilização de transportes públicos, a participação em eventos relacionados com a mobilidade, a instalação de posto de carregamento para viaturas eléctricas e a própria frota de viaturas eléctricas e híbridas.

2- Como é que os empreendimentos turísticos podem fomentar práticas de mobilidade mais sustentáveis por parte dos seus hóspedes e colaboradores?

Os empreendimentos turísticos têm um papel fundamental na procura por práticas mais sustentáveis de mobilidade, no sentido em que poderão sensibilizar os hóspedes para uma alteração do seu comportamento, ajudando a mudar o paradigma relacionado com as deslocações, quer urbanas, quer mesmo em termos de viagens mais longas. Quem lida com os clientes, deverá ter um discurso mais coerente em termos de alternativas de mobilidade com baixo impacto de emissões, como seja a existência de transportes públicos e as ciclovias existentes na região. Os hotéis poderão também ter um papel importante junto dos decisores políticos, para a implementação de alternativas mais saudáveis e apostar em certificações relacionadas com a mobilidade em bicicleta.

3- Quais as principais vantagens que o MOVE+ – sistema de classificação da eficiência energética de frotas – pode trazer para os empreendimentos turísticos?

O Sistema MOVE+ é uma excelente ferramenta para as organizações caminharem no sentido da descarbonização da sua atividade, indo de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e posicionando a empresa num patamar mais responsável em termos de mobilidade sustentável. O MOVE+ ajudará com certeza a sistematizar as soluções a implementar nos empreendimentos turísticos em relação às suas frotas automóveis, reduzindo a pegada carbónica da sua frota, assim como os custos associados ao combustível e manutenções, entre outros. Este sistema de classificação energéticas das frotas permite ainda o envolvimento dos colaboradores, pois os resultados a atingir dependem de um comportamento responsável em termos de mobilidade.

S

Sobre o entrevistado

Formado em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve, tem desempenhado funções de Sustentabilidade no Turismo, no setor do Golfe, Resorts e Hotelaria. Foi responsável de Sustentabilidade do Belas Clube de Campo e Vilamoura do Grupo André Jordan. Desde 2013, exerce funções na NEYA Hotels, como Diretor de Sustentabilidade, onde é responsável pelo conceito de Sustentabilidade e pela implementação dos Sistema de Gestão nos Hotéis, assim como pelas certificações e prémios de Sustentabilidade. É representante da AHP (Associação de Hotelaria de Portugal) como júri dos programas ECOXXI e Green Key da ABAE.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024