1- De que forma contribui o anuário Energia em Números para a tomada de decisão ao nível das políticas públicas?
O anuário “Energia em Números” é um documento que agrega informação estatística na área da energia, permitindo uma visão global sobre o tema. É disponibilizada uma vasta gama de indicadores energéticos, nomeadamente sobre o consumo, produção, contributo renovável e eficiência energética, tornando-se numa ferramenta importante para promover a literacia energética podendo contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas nesta área. Esta publicação baseia-se nas estatísticas oficiais da DGEG e resulta da estreita colaboração deste organismo com a ADENE. Incorpora comparativos internacionais, nomeadamente com os restantes países da UE o que ajuda a identificar boas práticas e áreas onde o país poderá melhorar.
2 – Que história nos contam as 6 edições já publicadas do Energia em Números? Está Portugal num bom caminho?
O anuário “Energia em Números” baseia-se na estrutura de publicações anteriores da DGEG, nomeadamente a “Informação Energia”, referente aos anos de 1980 a 2004 em suporte de papel e posteriormente, de 2013 a 2016, a “Energia em Portugal” já em suporte digital. Estas publicações fornecem uma visão abrangente da evolução do setor energético em Portugal ao longo dos últimos anos, tendo acompanhado tendências, avanços e desafios enfrentados pelo país na transição para um sistema energético mais sustentável e eficiente. Ao longo dos últimos anos, esta publicação acompanhou a redução da intensidade energética (tep/M€), a redução da intensidade carbónica na economia (ton CO2eq/M€) e no consumo de energia (ton CO2/tep), o aumento do contributo renovável e aumento da eficiência energética, de acordo com as metodologias descritas nas diretivas da UE das renováveis e eficiência energética, respetivamente. Com base nas informações fornecidas pelas edições do “Energia em Números”, podemos concluir que Portugal está, de facto, no bom caminho para alcançar a neutralidade carbónica com a transição energética e a eficiência energética a desempenharem um papel fundamental nesta trajetória.
3- O que é que se perspetiva para as edições futuras do Energia em Números?
Para as edições futuras do “Energia em Números”, espera-se que continuem a refletir a evolução do setor energético em Portugal, destacando progressos, desafios e oportunidades, nomeadamente o crescente contributo das energias renováveis, o incremento de políticas e iniciativas para melhorar a eficiência energética nos edifícios, nos transportes e na indústria. Perspetiva-se que esta publicação possa refletir o cumprimento das metas climáticas para os próximos anos, com que Portugal está comprometido. Com a evolução do setor energético, as futuras edições do “Energia em Números” permitirão acompanhar o progresso de Portugal na direção de um futuro energético mais sustentável e mais resiliente. Perspetivam-se também novos indicadores e novos dados estatísticos que refletem a evolução do setor da energia com a introdução de novas tecnologias e novos métodos de recolha de informação.