ADENE

“ADENE +Próxima” visita central solar fotovoltaica Augusto da empresa Endesa

Uma delegação da Agência para a Energia (ADENE) visitou esta quarta-feira, 29 de novembro, a central solar fotovoltaica Augusto da Endesa, situada na região de Badajoz, Espanha, para conhecer o projeto-piloto sobre agrivoltaico que está a ser desenvolvido e que combina a produção de energia solar com agricultura e pastoreio.

O projeto consiste na instalação de painéis solares fotovoltaicos sobre áreas de cultivo de legumes e áreas de pastoreio. O objetivo deste projeto-piloto é avaliar a viabilidade técnica e económica da combinação da produção de energia com a produção agrícola.

A central solar Augusto, em funcionamento desde 2020, conta com perto de 130 mil painéis solares fotovoltaicos de dupla face, que permitem um maior aproveitamento de energia solar, sendo considerados painéis solares mais eficientes .

Durante a visita a Badajoz, a delegação da ADENE teve oportunidade de conhecer o funcionamento da central fotovoltaica, tendo reunido com o Diretor-Geral da Endesa Portugal, Guillermo Soler Calero, e outros responsáveis da empresa Enel para discutir os resultados preliminares deste projeto agrivoltaico.

A ADENE está a estudar a viabilidade do agrivoltaico em Portugal, tentando perceber os desafios e oportunidades de juntar, no mesmo espaço, a produção solar com a produção agrícola e desenvolver futuros projetos de agrivoltaico em Portugal.

A iniciativa “ADENE +Próxima” tem o objetivo de partilhar experiências e conhecer o trabalho e os avanços no setor de energia renovável desenvolvidos pelas empresas.