ADENE

ADENE participa na Conferência de Alto Nível  AIE-BCE-BEI sobre “Como Garantir uma Transição Ordenada para Energias Limpas na Europa”

O Presidente da ADENE, Nelson Lage, em representação do Governo português, participa na Conferência de Alto Nível da Agência Internacional de Energia, Banco Central Europeu e Banco Europeu de Investimento sobre “Como Garantir uma Transição Ordenada para Energias Limpas na Europa”.

Na sua intervenção, durante a sessão “Intensificar o Investimento na Transição para as Energias Limpas”, Nelson Lage deixou o alerta de que a “Europa deve equilibrar objetivos climáticos ambiciosos a longo prazo com a segurança do abastecimento energético a curto prazo”, e que para concretizar este objetivo, a “Europa precisa de um quadro político comum para financiar a transição climática e energética”.

O Presidente da ADENE, considera que a transição energética é “uma oportunidade única para a Europa, mas também um enorme desafio”, e deu o exemplo do que Portugal está a fazer no caminho da descarbonização, ao afirmar: “Portugal tem vindo a abandonar a utilização de combustíveis fósseis, substituindo-os pela produção endógena a partir de fontes renováveis.”

Nelson Lage, insistiu na necessidade de “reforçar os instrumentos financeiros em toda a Europa para tornar a energia limpa mais acessível e reduzir os custos de investimento”.

A Conferência, realizada esta sexta-feira, 29 de setembro, em Paris, conta com a presença da Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, do Presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, e do Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol, entre outros.

À margem da Conferência, o Presidente da ADENE teve reuniões sobre futuras iniciativas para acelerar a transição energética e sustentabilidade com:

– Ann Mettler, Vice-President Europe Breakthrough Energy, a organização fundada por Bill Gates, e com quem a ADENE discutiu ideias no âmbito do financiamento de novos projetos, comunidades de energia renovável (inclui agrofotovoltaico) e economia azul.

– Nick Mabey, Director eco-CEO da E3G (Third Generation Environmentalism), um think tank que defende a necessidade de acelerar uma transição global para um futuro de baixo carbono. Nesta reunião foram debatidas ideias no âmbito do apoio ao desenho e à implementação de políticas públicas.

– Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation.

Foram analisadas iniciativas no âmbito de ações de capacitação e aumento de literacia energética.