ADENE participa em mesa redonda sobre sensibilização dos consumidores para a eficiência energética

O projeto ECO2 – Energy Conscious Consumers realizou, esta segunda-feira, a mesa redonda “Que medidas podem promover a mudança de comportamentos para uma melhor eficiência energética dos consumidores?” para a qual convidou a ADENE a dar o seu contributo. Este projeto tem como intuito promover uma maior capacitação dos cidadãos para um consumo de energia mais eficiente e sustentável e a sessão teve como objetivo debater as políticas e medidas de promoção da eficiência energética existentes em Portugal e se as mesmas estão a ser eficazes na promoção de mudanças de comportamentos e atitudes por parte dos consumidores.

Na sua intervenção, Jorge Marques, Diretor da Unidade de Formação Informação e Educação da ADENE reforçou a necessidade de haver um envolvimento com a sociedade através de campanhas de informação e sensibilização, promovendo a literacia energética e fornecendo orientação técnica e qualificação para os profissionais, empresas e público em geral, visando uma sociedade cada vez mais qualificada e informada, de modo a fomentar escolhas mais informadas e comportamentos mais eficientes. Defendeu ainda que este tipo de iniciativas devem ser realizadas ao nível das autarquias ou de juntas de freguesias, com o apoio de entidade que conhecem a realidade local, tais como a DECO ou as Agências de Energia.

Foi ainda abordado o tema das Rotas da Energia, desenvolvido pela ADENE para responder ao desafio das alterações climáticas, que pretende espelhar o comprometimento de Portugal com o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, para uma Europa mais verde e descarbonizada e uma transição climática justa. A Rota da Energia tem prevista a realização de sessões de informação, sensibilização e formação, presenciais e/ou à distância, levando o conhecimento às pessoas, instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia e dar a entender o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável.

Os parceiros do ECO2 – Energy Conscious Consumers , entre os quais a DECO, propõem-se a sistematizar aprendizagens e elaborar recomendações para decisores políticos e agentes de mercado, a serem apresentadas a nível europeu.

As recomendações finais do projeto ECO2 irão reforçar as propostas que permitirão ultrapassar obstáculos encontrados pelos consumidores comprometidos com a eficiência energética.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email