Em junho, a ADENE participou em dois Energy Days da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW 2020), sobre o papel das comunidades e dos municípios na descarbonização da economia e na transição energética, nos quais foram debatidos temas como as comunidades de energia, a reabilitação energética dos edifícios e os modelos de financiamento de projetos de eficiência energética. Ambos os webinars contaram com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

 

O webinar ”A transição energética e o investimento das comunidades locais”, organizado pelo projeto Ponto Energia (BundleUP), coordenado pela GoParity e financiado pelo programa Horizonte 2020, tinha por objetivos disseminar os resultados do projeto e contribuir para o debate sobre os objectivos ambientais europeus e as novas iniciativas europeias para a transição energética. A participação da ADENE foi assegurada por Luís Silva, da Unidade de Relações Institucionais, que integrou o painel de debate ”A transição energética europeia a nível local”.

Por seu turno, a Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM e o Município de Vila Nova de Gaia organizaram a Energy Day Online Conference “O papel dos municípios na descarbonização”, evento que pretendeu analisar como os governos centrais e locais, a par dos proprietários públicos e privados, podem agir para melhorar a eficiência energética e promover a construção e reabilitação dos edifícios visando a sustentabilidade energético-ambiental do parque edificado. A ADENE foi representada por Rui Fragoso, do Grupo de Inovação, com uma apresentação sobre a reabilitação energética dos edifícios.

A Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) é uma iniciativa anual promovida pela Comissão Europeia desde 2006 que visa reunir as partes interessadas no debate de matérias de política de energia sustentável. Este ano, pela primeira vez, a EUSEW 2020 realizou-se num formato inteiramente online, sob o tema ‘Para além da crise: energia limpa para a recuperação e o crescimento verde’.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email