O H2ODesign, iniciativa estratégica de promoção participada da eficiência hídrica nos edifícios, está a promover uma sessão participativa para debate do PENSAARP 2030 com o setor do imobiliário e da construção, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática através da Secretaria de Estado do Ambiente. A participação nesta sessão é gratuita e decorrerá em formato webinar, na plataforma Microsoft Teams, no dia 20 de julho das 11h00 às 12h30.

O PENSAARP – Plano Estratégico para o Setor de Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2021-2030 será o instrumento norteador das políticas para o ciclo urbano da água e da sua articulação com as restantes políticas setoriais relevantes. Este plano pretende construir a estratégia para o setor de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais, e assegurar à sociedade serviços mais eficazes, eficientes e sustentáveis, que criem maior valor ambiental, económico e social.

Dado o papel crescente que a eficiência hídrica assume nos projetos e soluções técnicas nos novos edifícios e na reabilitação, pretende-se, com esta sessão participativa, contribuir para a integração dos desafios, particularidades e propostas de medidas que permitam uma melhor articulação entre os setores da água e dos edifícios, entre as redes públicas e as redes prediais.

O H2ODesign é um processo participado de desenho de novas abordagens de eficiência hídrica nos edifícios criada pela ADENE e vários parceiros. Assente em metodologias de design-thinking, este projeto tem o intuito de mapear e fomentar a criação de ideias, a disseminação das melhores soluções, a valorização do edificado e a adoção de comportamentos mais eficientes pelos consumidores no que respeita ao uso da água. Um dos primeiros resultados deste processo, que continua a decorrer, foi o desenvolvimento e afirmação do AQUA+ (www.aquamais.pt), para a classificação da eficiência hídrica nos edifícios. Em 2020 pretende dar-se continuidade a este caminho de participação, para a promoção da eficiência hídrica nos edifícios e outros setores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email