ADENE

ADENE lidera agências europeias no combate às alterações climáticas

A ADENE assume em fevereiro a presidência da Rede Europeia de Energia (EnR – European Energy Network), uma rede voluntária de 25 agências nacionais de energia de países da Europa, criada em 1990, e responsável pela dinamização de políticas, programas e iniciativas nacionais ou europeias nos domínios da eficiência energética, das energias renováveis e da mitigação das alterações climáticas. A ADENE é membro fundador da rede EnR.

A rede desenvolve as suas atividades através de grupos temáticos que, reunindo os seus membros e organizações relevantes, promovem a troca de experiências e conhecimentos em oito áreas temáticas: eficiência energética, energias renováveis, eficiência energética em edifícios, mudança de comportamentos, etiquetagem e ecodesign, ferramentas de monitorização, indústria e transportes.  Os grupos temáticos têm também a iniciativa da conceção e execução de projetos financiados por programas de apoio europeus, de que são exemplo os projetos ODYSSEE-MURE, LEAP4SME e Label 2020.

A rede desenvolve ainda estudos em temáticas alinhadas com os objetivos da Comissão Europeia, como é o caso do EnR Position Paper, sobre pobreza energética, ou os relatórios sobre a integração setorial inteligente, a vaga de renovação dos edifícios e a descarbonização da indústria.

Com um mandato anual e o apoio do Trio de Presidências, a Presidência e Secretariado EnR é responsável pelas atividades de gestão da rede e atua como ponto de contacto com os stakeholders externos para o sucesso da implementação de políticas públicas em matéria de energia e clima.

Saiba mais sobre as atividades da EnR e sobre as agências que a compõem em no site da rede.