ADENE lança oficialmente Rede de Compromisso AQUA+ no WATER World Forum for Life

A cerimónia de lançamento oficial da Rede de Compromisso AQUA+, da ADENE, realiza-se a 4 de junho no WATER World Forum for Life, um evento global que parte do elemento da Água como bem essencial para a vida, para abordar a sustentabilidade ambiental e as boas práticas na preservação do meio ambiente de forma transversal.

Ana Andrade, Vice-Presidente da ADENE, fará a apresentação da sessão “Rede Compromisso AQUA+: Juntos pela Eficiência Hídrica” às 16h35 no PALCO ADENE. Esta sessão contará com testemunhos presenciais e em vídeo de algumas das entidades que a integram (i.e. Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Fundo Ambiental, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), Turismo de Portugal, Ordem dos Engenheiros, DECO Proteste, Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Associaçãl Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP).

A Rede de Compromisso AQUA+ envolve Entidades de âmbito Institucional e Científico, Ordens e Associações Técnicas e Profissionais a nível nacional, relacionadas com os setores da água, ambiente, energia, financiamento e emprego considerando em particular os empregos verdes e a transição climática. Estas entidades são beneficiárias ou promotoras de políticas públicas, programas ou projetos com impacto ou impactados pelo AQUA+, e contribuirão para uma forte implementação deste instrumento e da eficiência hídrica em Portugal.

A Classificação de Eficiência Hídrica dos Edifícios da ADENE, o AQUA+, tem como objetivo ser um referencial voluntário, independente e comparável, de âmbito nacional, que introduza preocupações de eficiência hídrica em novos projetos e novas construções, bem como na área da reabilitação e melhoria de imóveis em utilização.

Esta ferramenta baseia-se numa metodologia, pioneira na Europa e inovadora a nível mundial, desenvolvida pela ADENE em colaboração com a APA e múltiplas entidades institucionais e do sistema científico e tecnológico nacional, que permite determinar e comunicar a classificação de eficiência hídrica de imóveis e identificar oportunidades de melhoria e poupança.

O AQUA+ vem dar resposta a objetivos de políticas públicas, ao nível da eficiência hídrica e dos recursos já refletidos em diversos programas e planos nacionais e setoriais, e por esse motivo é  expectativa da ADENE que passe a ser um desígnio de todas as entidades, organismos e setores por este visados, sendo por elas apoiado e amplamente divulgado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email