ADENE

ADENE lança eCIRCULAR, o sistema de classificação do desempenho em Economia Circular

Esta quarta-feira, 5 de julho, na ETAR Barreiro/Moita da SIMARSUL, a ADENE apresentou publicamente a iniciativa “eCIRCULAR – Futuro mais Sustentável”, um sistema de classificação de desempenho em economia circular, que visa promover a transição das organizações para um modelo económico alinhado com os princípios da circularidade.

Na sessão de abertura, Nelson Lage, Presidente da ADENE referiu que com “o sistema eCIRCULAR, a Agência para a Energia vai apoiar os diversos setores nesta mudança essencial para o nosso futuro. Queremos estimular a reflexão e ajudar a redesenhar os sistemas produtivos, onde os resíduos se tornam recursos e os produtos são projetados para serem duráveis, reparáveis e recicláveis.”

José Manuel Sardinha, Vice-Presidente do Grupo Águas de Portugal, sublinhou a importância da adoção dos princípios de economia circular no setor das águas, tendo destacado o trabalho que o Grupo tem desenvolvido neste domínio. “A participação da SIMARSUL no desenvolvimento deste piloto é um excelente exemplo de concretização da ambição do Grupo Águas de Portugal de acelerar a economia circular da água. A criação desta certificação pela ADENE, que apoiámos desde a primeira hora, permitirá certamente acelerar este processo transversalmente a outros setores da economia, com impactos positivos ao nível dos consumos de recursos naturais e da redução do volume de resíduos produzidos.”

Hugo Pires, Secretário de Estado do Ambiente, que marcou presença remotamente, afirmou a importância de se “avançar com um novo plano de ação da economia circular que renove os nossos compromissos de circularidade na nossa economia.”

Foi apresentada a “Classificação das Práticas de Gestão em Economia Circular”, que avalia como as organizações gerem os materiais, a energia e a água, bem como as opções estratégicas adotadas para promover a circularidade na utilização destes recursos. Este sistema visa promover e incentivar as boas práticas em economia circular e a gestão eficiente de recursos, contribuindo para um futuro mais sustentável e podendo vir a desempenhar um papel importante na sua monitorização.

Durante a sessão foram entregues as Primeiras Classificações eCIRCULAR a cinco organizações pioneiras nomeadamente a Auchan, CEI, Norauto, Nova Delta e SIMARSUL, participantes nos pilotos de desenvolvimento da metodologia utilizada.

Decorreu também publicamente o reconhecimento dos primeiros Auditores independentes eCIRCULAR:

Estes auditores independentes, formados pela ADENE, realizam as avaliações, verificando o estado das organizações e atribuindo pontuações com base nos critérios estabelecidos pelo modelo. As pontuações são ponderadas e transformadas numa classe de desempenho, variando de F (pior desempenho) a A+ (melhor desempenho), e são identificadas medidas para melhorar as práticas das organizações.

Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente da ADENE, na sessão de encerramento, ao qual também se juntaram Francisco Narciso, Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL e Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, destacou a importância desta sessão como “oportunidade única para reunir especialistas e entidades de relevo com o objetivo de apresentar e discutir o eCIRCULAR que acreditamos ser um valioso instrumento de promoção da circularidade na economia portuguesa.”

Com o lançamento do eCIRCULAR, a ADENE reforça o seu compromisso em impulsionar a transição para uma economia circular em Portugal. Este sistema será um valioso recurso para as organizações e para o mercado, destacando as boas práticas e incentivando a inovação em prol de um futuro mais sustentável.

 

Apresentação SIMARSUL Ana Sofia Calado – Consulte AQUI.

Apresentação ADENE Filipa Newton – Consulte AQUI.