Horizonte 2020

A ADENE integra o consórcio do projeto europeu do Horizonte 2020  “LEAP4SME – Linking Energy Audit Policies to enhance and support SMEs towards energy” que visa a promoção de políticas públicas para a realização de auditorias energéticas em pequenas e médias empresas (PME). O LEAP4SME focará ainda a oportunidade de atender a outros benefícios, que não apenas os energéticos, no âmbito dos processos de auditoria e através da aplicação de abordagens integradas que considerem outros tipos de consumos.

Uma auditoria energética consiste no exame detalhado das condições de utilização da energia numa instalação, sendo fundamental para a contabilização dos consumos de energia, a determinação dos rendimentos energéticos dos seus equipamentos e a identificação de medidas que visam o aumento da eficiência na sua utilização contribuindo também, para o uso sustentável de matérias-primas e de água.

A realização de auditorias energéticas tem múltiplas vantagens para as empresas, devendo a gestão de energia ser encarada como a aplicação de uma atitude sistemática e metódica quanto ao uso eficaz da energia e não tanto como uma tarefa puramente técnica. A identificação de oportunidades de eficiência energética é um passo primordial na gestão de energia pois, para além dos custos associados, o consumo de energia tem um importante impacto sobre o ambiente.

A aposta do projeto LEAP4SME no desenvolvimento de metodologias de auditoria com uma abordagem integrada de outros consumos, que não apenas a energia, visa potenciar ganhos de eficiência para as empresas, promover a gestão cuidada da energia e  tirar partido das oportunidades de poupança associadas ao nexus água-energia. As atividades do projeto têm início em 2020, envolvendo um consórcio de 10 organizações europeias.

Em 2019, no mesmo contexto, com o objetivo de capacitar auditores energéticos, operadores industriais  e estudantes, a ADENE coordenou a edição, em formato digital, do Manual de Auditorias Energéticas na Indústria desenvolvido pelo ISQ – Instituto da Soldadura e Qualidade.

Consulte e faça o download AQUI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email