No âmbito da sua missão, a ADENE reforça a sua participação em projetos europeus, colaborando em seis novos projetos nas áreas dos edifícios, indústria e mobilidade, com o financiamento de programas de cooperação territorial europeia ou de investigação e inovação.

Nestes projetos, a ADENE visa contribuir para o desenvolvimento de novos modelos para o uso eficiente e sustentável da energia e da água. Como elementos inovadores e de valor acrescentado, destacam-se a utilização de metodologias integradas para a eficiência hídrica e energética em edifícios, a monitorização em tempo real através de tecnologias 4.0 e o recurso a ferramentas BIM (Building Information Modeling).

O projeto Coleopter – Local consultation for the territorial policies consultations on rural energy – tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma nova metodologia de auditoria energética e hídrica (nexus água-energia), para edifícios da administração pública. Para tal irá desenvolver uma abordagem integrada e inovadora à reabilitação energética e hídrica de edifícios da administração pública, suportada por ferramentas BIM, facilitadora do diálogo territorial.

O projeto Hospital Sudoe 4.0 – Smart energy management in hospitals – prevê o desenho e concretização de uma metodologia de auditoria energética e hídrica, bem como a criação de uma plataforma para a gestão energética inteligente de edifícios hospitalares e ainda, de um conceito inovador de um “passaporte” de renovação destes edifícios.

Vocacionado para a melhoria da eficiência energética e a redução da pobreza energética, o projeto INTERRREG SUDOE ENERGY PUSH – Sudoe Efficient Energy for Public Social, visa a identificação de soluções inovadoras para a gestão de energia em edifícios de habitação social. Neste projeto, a ADENE prevê a colaboração com os municípios de Almada e Gaia para a execução de pilotos em Portugal.

O X-tendo – eXTENDing the energy performance assessment and certification schemes via a modular approach – pretende apoiar as autoridades públicas na transição para a próxima geração de sistemas de certificação do desempenho energético dos edifícios. Neste âmbito, a ADENE terá a oportunidade de desenvolver novas funcionalidades associadas às opções de financiamento e one-stop-shops, neste domínio, bem como colaborar na fase de testes piloto destas novas funcionalidades, a desenvolver no âmbito do projeto.

Com vista à promoção de melhores práticas na gestão de energia no setor industrial, o projeto EMB3RS – User-Driven Energy-Matching & Business Prospection Tool for Industrial Excess Heat / Cold Reduction, Recovery and Redistribution – dedica-se à temática das redes de calor e frio. A ADENE integra o consórcio europeu deste projeto que prevê desenvolvimento de uma plataforma de simulação de cenários de recuperação e reutilização do excesso de calor e frio industrial, promovendo simbioses industriais de aproveitamento de energia térmica.

Destaque ainda para a mobilidade elétrica, com o projeto EMOBICITY – Increase of energy efficiency by Electric MOBIlity in the CITY -, que visa facilitar a adoção de medidas sustentáveis ​​e inovadoras na área da mobilidade elétrica. Nas ações a implementar em Portugal, a ADENE colaborará com a Direção Regional de Energia da Região Autónoma dos Açores, que também integra o consórcio do projeto.

Os projetos Coleopter, Hospital Sudoe 4.0 e Sudoe Energy Push são cofinanciados pelo programa Interreg Sudoe e o EMOBICITY pelo Interreg Europe.  O financiamento dos projetos X-tendo e EMB3RS enquadra-se no programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre estes e outros projetos nos quais a ADENE participa no site ADENE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email