A ADENE participou no Planetiers World Gathering, a 22 de outubro, com a 1ª edição dos Prémios AQUA+ “Tecnologias de Monitorização e Controlo do uso da Água: Rede TECH AQUA+”, e foram selecionados os respetivos vencedores, apresentados os objetivos da Rede de Compromisso AQUA+ e expostas as suas iniciativas AQUA+, casA+, CLASSE+ e MOVE+ num stand próprio.

A ADENE protagonizou dois momentos no Planetier World Gathering. No Innovation Studios, onde foram apresentados os pitchs dos 11 finalistas dos Prémios AQUA+ a concurso e selecionados os vencedores desta 1ª edição dos Prémios AQUA+, e no Community Stage, onde foi apresentada a Rede de Compromisso AQUA+, com foco nos seus objetivos e nos passos já desenvolvidos para a sua constituição.

A participação da ADENE no maior evento de inovação sustentável do mundo ficou ainda marcada pela distinção das iniciativas AQUA+ e MOVE+ com Menções Honrosas nos Prémios Planetiers.

PRÉMIOS AQUA+ TECNOLOGIAS DE MONITORIZAÇÃO E CONTROLO DO USO DA ÁGUA: REDE TECH AQUA+

Os prémios AQUA+ “Tecnologias de monitorização e controlo do uso da água: Rede TECH AQUA+”, com a primeira edição a ser feita em colaboração com o Planetiers, visam distinguir as melhores soluções tecnológicas completas de monitorização e controlo inteligentes da água em diferentes aplicações, em particular as que contribuam para uma melhor classificação hídrica AQUA+ nas diferentes tipologias de edifícios e usos. O Júri dos Prémios AQUA+ foi constituído por elementos das ADENE – Agência para a Energia; Planetiers; APA – Agência Portuguesa do Ambiente; Turismo de Portugal; ANI – Agência Nacional de Inovação; APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e a Maze Impact, SA e Startup Lisboa.

A Sessão de Entrega dos Prémios AQUA+ reuniu as 11 candidaturas finalistas, selecionadas após uma fase de análise pelo o Júri, que passaram à 2.ª fase que consistiu na apresentação de pitch da solução no Planetiers World Gathering. Todos integram agora a Rede TECH AQUA+, que visa a divulgação destas soluções enquanto sistemas complementares ao AQUA+.

O premiado da 1ª edição dos Prémios AQUA+, selecionado pelo Júri dos Prémios AQUA+, foi o AQVA MORE, tendo sido atribuído à solução EART o Prémio Especial Turismo by NEST. Foram ainda distinguidas com Menções Honrosas as soluções Monitorização Microbiológica em Redes de Água, com a Menção Honrosa Inovação, a Water Wise com a Menção Honrosa Interoperabilidade, a GROHE Sense e a Eddy Solutions, ambas com a Menção Honrosa Aplicabilidade.

No enquadramento dos Prémios AQUA+, foi ainda assinado um Protocolo entre a ADENE e a Agência Nacional de Inovação (ANI) no âmbito da iniciativa BfK Awards, do Programa Born from Knowledge da ANI, que assegurará a integração da distinção BfK Awards nas próximas edições dos Prémios AQUA+.

 

REDE DE COMPROMISSO AQUA+

Na apresentação da Rede de Compromisso AQUA+ o Presidente da ADENE, Nelson Lage, falou sobre o AQUA+ e os objetivos da Rede de Compromisso AQUA+, numa sessão que contou com a participação da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e do Presidente do Conselho Diretivo da APA, Nuno Lacasta.

A Rede de Compromisso AQUA+ integrará entidades beneficiárias ou promotoras de políticas públicas, programas ou projetos com impacto ou impactados pelo AQUA+, que contribuirão para a forte implementação deste instrumento e da eficiência hídrica em Portugal.

A primeira edição do Planetiers World Gathering, enquanto evento híbrido, foi acompanhado por cerca de 20 mil pessoas de todo o mundo, no total dos dois dias, num evento que passará a ter regularidade anual.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email