1º Seminário ECO.AP 2030 apresenta medidas para dinamização do programa

A ADENE organizou, em conjunto com a Direção-Geral de Energia e Geologia, a Agência Portuguesa do Ambiente e em articulação com as Secretarias de Estado da Energia e do Ambiente o 1º SEMINÁRIO ECO.AP 2030 realizado no dia a 16 de novembro, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), um ano após a publicação do Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período 2021-2030 (ECO.AP 2030). Foi uma iniciativa conjunta entre a DGEG, APA e ADENE. Este 1º seminário teve como objetivo fazer um balanço das atividades desenvolvidas, bem como apresentar as principais medidas para a dinamização do Programa que, para o horizonte 2030, ambiciona a redução dos consumos de energia, água e materiais, e respetivas emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) em todos os serviços da Administração Pública, através de uma maior eficiência e gestão.  

O Seminário contou com as intervenções de abertura do Presidente do Conselho Diretivo da APA, Nuno Lacasta, do Diretor Geral de Energia e Geologia, João Bernardo, e com a Senhora Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, que reiteram o grande desafio que são os objetivos e metas para a Administração Pública ao abrigo do ECO.AP 2030, bem como as oportunidades que o mesmo tem para demonstrar as boas práticas no Estado através da promoção da eficiência de recursos de forma integrada.  

Num painel composto por representantes da DGEG, APA e ADENE, foi apresentado o enquadramento do Programa, os seus principais instrumentos para a operacionalização e por fim, o Barómetro ECO.AP e os Planos de Eficiência ECO.AP 2030. 

 

Coube a Susana Corvelo, Vice-Presidente da ADENE, fazer o encerramento do Seminário destacando a importância do envolvimento de todos os intervenientes neste processo, em particular dos Dirigentes e Órgãos de Gestão da Administração Pública e dos Coordenadores e Gestores de Energia e Recurso, “sem os quais dificilmente os objetivos e desígnios do Programa serão cumpridos.”

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email