ADENE e Galp promovem a eficiência energética na indústria

“Soluções Tecnológicas em Ar Comprimido” é o projeto desenvolvido pela ADENE dirigido aos consumidores do universo industrial que utilizam ar comprimido nos seus processos produtivos.

O objetivo deste estudo foi identificar oportunidades de eficiência energética em sistemas de ar comprimido e identificar as dificuldades dos responsáveis energéticos das instalações industriais de avaliarem corretamente os custos e benefícios das instalações.

Em resposta ao desafio colocado, o estudo aponta duas soluções técnicas: a primeira incidindo em unidades pneumáticas na alimentação das máquinas (que integram caudalímetros, sensores de pressão e válvulas de corte), vai permitir uma gestão mais eficiente no que diz respeito ao controlo inteligente da alimentação de ar comprimido, eliminando o seu consumo em períodos de inatividade do processo e reabastecendo a sua alimentação nos períodos produtivos. A segunda solução técnica implementada no âmbito do projeto foram purgas capacitivas sem perdas de ar.

Ao longo deste estudo foram implementadas 188 válvulas pneumáticas e 40 purgas capacitivas em 8 clientes industriais. O Período de Retorno do Investimento (PRI) médio global das soluções implementadas foi da ordem dos 1,3 anos (para a componente comparticipada pelo cliente) e as economias decorrentes das válvulas pneumáticas podem representar até 30% do consumo das aplicações intervencionadas.

O projeto “Soluções Tecnológicas em Ar Comprimido” foi promovido através do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), um concurso que tem como objetivo a promoção de medidas que visam melhorar a eficiência no consumo de energia elétrica, através de ações empreendidas por promotores elegíveis, sendo destinadas aos consumidores dos diferentes segmentos de mercado – Indústria e Agricultura, Comércio e Serviços e Residencial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email