ADENE e ERSARA juntos na promoção da eficiência hídrica nos Açores

Nelson Lage, Presidente da ADENE, participou no VI Seminário Técnico da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores – ERSARA, – “12 Anos de Regulação nos Açores”. Enquadrado no painel sobre a Economia Circular no Sector das Águas – Um Valor Sustentável, apresentou a classificação AQUA+, enquanto fator essencial para a valorização da Eficiência Hídrica nos Edifícios.

“O sistema AQUA+, como instrumento de apoio às políticas públicas, pode contribuir para o reforço da eficiência hídrica na Região dos Açores, começando pelos setores residencial e do turismo, e futuramente, nos edifícios públicos. Participando também para a monitorização da eficiência hídrica e do nexus água-energia na região resultantes da implementação de medidas de melhoria na área da eficiência e da circularidade dos recursos hídricos.”

A ADENE é parceira da ERSARA no reforço da promoção conjunta da eficiência de recursos, em particular da eficiência hídrica, na Região Autónoma dos Açores, no âmbito do ciclo urbano da água. Com esse propósito, foi assinado um Acordo de Colaboração, momento que contou com a presença de Nelson Lage, Ana Andrade e Susana Corvelo, Vice-Presidentes da ADENE, juntamente com Hugo Pacheco, Presidente e António Costa, Vogal, do Conselho de Administração da ERSARA.

Este Acordo visa, nomeadamente, a colaboração em iniciativas e projetos para promoção da eficiência hídrica, do nexus água-energia e da eficiência energética na mobilidade no setor das águas na Região Autónoma dos Açores, com especial impacto nas entidades gestoras dos serviços de águas e resíduos e nos respetivos setores consumidores de água. Para a melhoria na circularidade da água, contribuirá também a promoção conjunta de ações de informação e de cursos de formação e qualificação de eficiência hídrica no âmbito do AQUA+ realizados pela Academia ADENE.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email