A Semana da Reabilitação Urbana do Porto decorreu de 11 a 15 de novembro no Palácio da Bolsa. A ADENE marcou presença como coorganizador da conferência da manhã de dia 14, “Da Mobilidade Inteligente aos Edifícios Carbono Zero”, com uma intervenção sobre o contributo da certificação energética para o caminho para a neutralidade de carbono.

A VII Edição do evento foi subordinada ao tema “Reabilitar, Regenerar, Reutilizar” e reuniu profissionais da construção e do imobiliário, bem como os stakeholders da cidade e do setor num formato que conjugou conferências dedicadas a tópicos específicos, mesas redondas de debates, exposições e workshops.

A intervenção da ADENE passou pela abordagem da origem do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) e a sua articulação com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC).  Foram projetadas as metas de consumos dos edifícios e analisado o impacto da legislação e benefícios fiscais na caracterização do parque edificado português ao longo de vários períodos temporais, terminando com um esclarecimento sobre o Certificado Energético e suas vantagens.

O programa dos cinco dias do evento possibilitou um panorama da reabilitação em Portugal, apresentando casos de estudo das práticas da reabilitação e abordando temas como “A perspetiva da cidade inteligente e conectada”, “O Contributo do BIM e novas tecnologias” ou “O binómio certificação energética e valorização imobiliária”.

O evento teve organização da revista Vida Imobiliária e da Promevi, que avançaram com o número de 6.000 registos no evento, e contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email