Já está disponível online a publicação “Energy Efficiency in Buildings”, desenvolvida pela ADENE em parceria com a ADEME (França) e a ALMEE  (Líbano), membros da Rede das Agências Nacionais de Energia do Mediterrâneo (MEDENER),e o Regional Centre for Renewable Energy and Energy Efficiency (RCREEE)  no âmbito do projeto Mitigation Enabling Energy Transition in the Mediterranean region (meetMED), um projeto de 2 anos co-financiado pela Comissão Europeia, que visa  apoiar a cooperação regional e criar capacidade técnica para a transição energética nos países do Mediterrâneo Meridional e Oriental. O documento integra e analisa de forma sintética as políticas de eficiência energética no setor dos edifícios, identificando as principais barreiras à sua concretização em oito países do sul da Bacia do Mediterrâneo. Com foco na cooperação regional, o relatório avança um conjunto de recomendações para promover a eficiência energética no setor.

Sendo os edifícios uma das áreas principais do meetMED, foram desenvolvidas várias atividades para além da publicação “Energy Efficiency in Buildings”, destacando-se a ação de formação “meetMED Training on Energy Efficiency and Renewable Energy Sources in Building”, realizada em Tunis, na Tunísia, de 24 a 28 de fevereiro. Esta formação capacitou representantes de autoridades públicas e do setor privado para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e energias renováveis em edifícios, tendo a  ADENE marcado presença em duas sessões abordando temas como as soluções de eficiência energética mais comuns e os custos de implementação.

O projeto meetMED, gerido pela (MEDENER) em consórcio com o RCREEE, visa promover a transição energética em países do sul e leste do Mediterrâneo, reforçando o contributo da eficiência energética e das energias renováveis no panorama energético destes países.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas estão disponíveis em https://meetmed.org/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email