ADENE contribui para próxima geração de certificados energéticos em workshop do X-tendo

A ADENE participou num workshop do Projeto X-tendo realizado hoje, 12 de maio, promovido pela agência de energia da Dinamarca (DEA).

A ADENE faz parte do consórcio do projeto e está, neste momento, a liderar os desenvolvimentos das funcionalidades relativas às Opções de Financiamento (Financing Options) e One-Stop-Shops e é responsável pelo teste das funcionalidades Conforto, Building Logbook, Opções de financiamento e One-stop-Shops em Portugal, temas abordados por Cláudia Monteiro, gestora do Projeto, em representação da  ADENE neste workshop.

O projeto X-tendo visa apoiar as autoridades públicas na transição para a próxima geração de certificados de desempenho energético dos edifícios, garantindo uma maior conformidade, confiabilidade, usabilidade e convergência dos mesmos. Nesse sentido, o projeto irá desenvolver uma ferramenta com 10 funcionalidades e abordagens inovadoras para melhorar os atuais esquemas de certificação energética.

Esta ferramenta irá reforçar a confiança nos sistemas de avaliação e certificação do desempenho energético dos edifícios, fomentando a  transparência dos mesmos, o que se irá traduzir no crescimento da taxa de renovação energética dos edifícios e na criação de empregos nos mais variados setores, apoiando a transição energética e estimulando a economia global.

Noutra fase do projeto, a ADENE também irá participar na identificação de boas práticas em esquemas de certificados energéticos atuais e futuros enquanto Perito Nacional.

AQUI pode aceder à apresentação do workshop.

Consulte o website do projeto para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email