ADENE

ADENE contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ADENE, enquanto Agência Nacional para a Energia, elaborou um relatório no âmbito da sua colaboração para a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo em conta as suas atividades e iniciativas que contribuem para o cumprimento dos mesmos.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável clarifica as principais prioridades no que concerne ao desenvolvimento sustentável global para 2030. É constituída por 17 ODS e 169 metas para a sustentabilidade e resulta da experiência, bem-sucedida, da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre os anos 2000 e 2015. Consiste num plano de ação comum, no qual os 17 ODS estão assentes em três pilares interligados: crescimento económico, inclusão social e proteção ambiental.

De acordo com o antigo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “Os 17 ODS são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos. São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso”.

A Comissão Europeia assumiu os ODS como parte integrante das suas diretrizes e políticas ambiciosas e coloca-os no centro da formulação de políticas de ação internas e externas, motivo pelo qual, também Portugal integrou a Agenda 2030 e os 17 ODS no planeamento das políticas públicas.

Em janeiro de 2016, a Associação Portuguesa de Ética Profissional – APEE e a United Nations Global Compact Network Portugal lançaram a iniciativa “Aliança ODS Portugal” que consiste numa plataforma multistakeholder que organiza os seus membros de acordo com os ODS e metas que pretendem trabalhar. Desta forma, estimula-se o diálogo e a cooperação entre os vários participantes da aliança, possibilitando aprendizagens e o reconhecimento internacional das iniciativas portuguesas.

A ADENE formalizou a sua adesão à “Aliança ODS Portugal”, comprometendo-se assim a abordar os ODS das Nações Unidas, contribuindo atualmente, direta e indiretamente, para 11 dos 17 ODS, sendo 6 os que mais impacto têm para a sua atividade.

Pode consultar o relatório aqui e saber como a ADENE colabora, diariamente, para a concretização dos ODS e para uma maior sustentabilidade do planeta.