No dia 19 de fevereiro, a ADENE participou na 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente, evento organizado anualmente pela Nissan Portugal com o objetivo de promover a reflexão em torno das temáticas da mobilidade inteligente e das novas formas e soluções de mobilidade. Manuel Bóia, administrador da ADENE, participou no painel “Condução Inteligente” com a intervenção  “A mobilidade eficiente na transição energética”, partilhando a experiência da ADENE na área da mobilidade eficiente e apresentando a inovadora certificação energética de frotas MOVE+.

Como instituição de interface que ambiciona a promoção e evolução das melhores práticas de eficiência energética junto de consumidores e agentes de mercado, a ADENE tem vindo a desenvolver novos produtos/serviços de natureza voluntária. Com estes, pretende-se apoiar a criação de valor para os agentes de mercado e para os seus clientes/consumidores, de forma ambiental e economicamente sustentável, a custos baixos e controlados, e que contribuam para evitar a imposição de futuras obrigações a um maior custo para todos. Lançada em novembro de 2019, a marca e certificação de mobilidade eficiente para frotas automóveis MOVE+ foi criada pela ADENE neste contexto, com o intuito de promover a eficiência energética na mobilidade, começando pelas frotas automóveis.

A transição para uma mobilidade mais sustentável e limpa é fulcral para Portugal alcançar a neutralidade carbónica em 2050. Em Portugal, o setor dos transportes representa 37% do consumo de energia final e 25% das emissões totais de CO2. Neste caminho, a meta de 32,5% de eficiência energética, estabelecida no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, representa igualmente  uma oportunidade para a eficiência na mobilidade.

O MOVE+ visa contribuir para este desígnio, apoiando as empresas na melhoria progressiva da ecoeficiência da sua frota automóvel. Este sistema voluntário introduz uma classificação que permite conhecer, numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente), o nível de eficiência energética da frota automóvel de uma empresa, identificando ainda oportunidades de redução de custos e de minimização do impacte ambiental.

Enquanto ação-piloto para o ensaio e validação da metodologia, foram realizadas auditorias às frotas automóveis de 13 empresas do Grupo Águas de Portugal. Esta aplicação pioneira do sistema conduziu à emissão dos primeiros certificados MOVE+, com classificações entre D e B, tendo sido identificadas oportunidades de melhoria que, ao serem implementadas, podem elevar a classificação de algumas dessas frotas à classe A.

A classificação MOVE+ é atribuída por técnicos formados e reconhecidos pela ADENE especificamente para o efeito. Com vista à capacitação de profissionais para a realização destas auditorias, a Academia ADENE promove o Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+. As próximas edições decorrem em Lisboa e Porto, nos dias 2 e 7 de abril, respetivamente.

 

Saiba mais sobre o MOVE+ em https://movemais.pt e inscreva-se nas próximas edições do Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email