a minha capital é verde

A ADENE – Agência para Energia colabora nas atividades de sensibilização e educação para a sustentabilidade previstas no programa da “Capital Verde Europeia 2020”, galardão atribuído à cidade de Lisboa pela Comissão Europeia.

Neste âmbito, a ADENE irá desenvolver em parceria com a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa um Guia Ilustrado da Energia Sustentável, integrado na Coleção Lisboa Capital Verde “INFORMA” um conjunto de guias temáticos informativos. A ADENE colaborará com a Lisboa E-Nova na elaboração desta publicação que visa promover a literacia energética e sensibilizar o público para as questões da energia.

A atribuição da distinção “Capital Verde Europeia 2020” à cidade de Lisboa foi anunciada em 21 de junho de 2018 e resulta da avaliação por um conjunto de especialistas internacionais de 12 indicadores que evidenciam diferentes dimensões da sustentabilidade na cidade. O galardão premeia os esforços que Lisboa tem vindo a desenvolver na última década na criação de uma cidade mais verde e amiga dos seus cidadãos, bem como os significativos progressos alcançados rumo à sustentabilidade ambiental em cinco áreas-chave: Energia, Água, Mobilidade, Resíduos e Infraestrutura Verde e Biodiversidade.

É a primeira vez que uma capital do sul da Europa conquista esta distinção atribuída desde 2010 a cidades europeias com mais de 100 000 habitantes. A candidatura lisboeta destacou-se em particular pelas ambiciosas metas definidas para o futuro da cidade ao nível da sustentabilidade, em cuja concretização o município pretende envolver entidades públicas e privadas e toda a sociedade, num processo participado. As metas distribuem-se por cinco áreas de compromisso, entre as quais a Energia, contemplando objetivos como a instalação de 103 MW de capacidade solar fotovoltaica ou desenvolver um parque edificado 30% mais eficiente em Lisboa.

No quadro Capital Verde Europeia 2020 e sob o mote “Escolhe Evoluir”, a Câmara Municipal de Lisboa prevê uma programação diversificada com a realização, ao longo de todo o ano de 2020, de exposições, conferências, programas educativos para jovens em idade escolar e outras iniciativas para diferentes públicos alvo. O programa foi apresentado publicamente no dia 11 de janeiro de 2020 e pode ser consultado em https://lisboagreencapital2020.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email