ADENE

ADENE assina protocolo de cooperação com Polo SEBRAE de Energias Renováveis do Brasil

A ADENE celebrou ontem, com o Polo SEBRAE de Energias Renováveis, um protocolo de colaboração, durante a 5.ª edição do EVEx, evento que está a decorrer pela primeira vez no Brasil, na cidade de Natal, a “Cidade do Sol”, capital do Rio Grande do Norte, até 4 de julho.

O protocolo assinado tem por objetivo promover relações de cooperação em iniciativas e projetos no domínio da ação climática e sustentabilidade, nomeadamente no que respeita à sensibilização e formação sobre o uso eficiente dos recursos energéticos, hídricos e de materiais, numa cultura que valoriza o território e mobiliza cidades, municípios e pequenas empresas no combate às alterações climáticas e seus impactos.

Nelson Lage, Presidente da ADENE destacou a importância da colaboração entre as duas instituições para alcançar os objetivos de sustentabilidade energética e como o “Brasil tem mostrado que tem apostado fortemente nas energias renováveis. O país tem uma matriz energética muito interessante, com grande foco no hídrico, no solar e no eólico. Acreditamos no sucesso da colaboração entre os países com grande foco nas energias renováveis, na formação e na capacitação.” Sobre a parceria com o SEBRAE afirma que “é o parceiro certo com competências nesta área. Esperamos compartilhar experiências nos vários setores das energias renováveis, especialmente com foco nos edifícios e, na certificação”.

Por parte do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, assinaram o protocolo José Ferreira de Melo Neto, Diretor Superintendente, João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Júnior, Diretor Técnico e Lorena Alves, Gestora do Polo de Energias Renováveis.

Como recordou Silvio Torquato, Secretário de Desenvolvimento Económico do Estado do Rio Grande do Norte, na sessão de abertura do EVEx Brasil 2024, o Rio Grande do Norte é o Estado brasileiro líder em energia eólica com quase 10 GW de capacidade instalada, 14 projetos de energia eólica offshore em fase de licenciamento e a entrada em operação até 2026 de cerca de 9.7 GW de geração solar. O Polo SEBRAE de Energias Renováveis é um ecossistema que incentiva o setor de energias limpas no Brasil, a partir de um Estado cuja matriz energética é já 98% renovável.

O EVEx reúne especialistas da área de energia e tem como objetivos principais debater tendências, trocar experiências e encontrar plataformas de cooperação para acelerar a transição energética nos países da Península Ibérica e da América Latina – em especial, Brasil, Portugal e Espanha.