No âmbito do Energy Performance of Buildings Committee a ADENE apresenta a sua experiência na Certificação Energética de Edifícios, na Comissão Europeia.

A ADENE foi convidada pela Comissão Europeia, a apresentar a sua experiência na Certificação Energética de Edifícios, enquanto “good practice”, numa reunião que decorreu no dia 25 de setembro, em Bruxelas. Os temas apresentados foram “A utilização do Certificado Energético no acesso a financiamentos, no caso concreto, o IFRRU 2020” e “A implementação de one stop shops para a eficiência energética, com base nos dados do SCE”.

Esta foi uma oportunidade que a ADENE teve de partilhar a sua experiência no processo de gestão da Certificação Energética de Edifícios, e de Portugal se afirmar como um front leader, inovador e com um elevado know-how e experiência que pode servir de exemplo para a replicação da Certificação Energética de Edifícios em outros países da União Europeia.

A ADENE – Agência para a Energia, enquanto gestora da Certificação Energética de Edifícios, participa nas reuniões do Comité de Energia da Comissão Europeia, cujo objetivo é, em primeira instância, o de abordar o processo de implementação da diretiva do desempenho energético dos edifícios (EPBD) nos Estados-Membros da União Europeia. A EPBD é uma diretiva europeia que pretende que os seus Estados-Membros desenvolvam, a nível nacional, regulamentações que conduzam à melhoria do desempenho energético dos edifícios.