Page 12 - REOT 4T_2019 REV
P. 12
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia
POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
O 4º trimestre de 2019 foi, tal como o trimestre anterior, maioritariamente dedicado a processos de Recrutamento
e Seleção, tendo sido concluídos 15 processos de recrutamento, continuando-se a reforçar a formação dos nossos
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
colaboradores com acréscimo substancial face ao 3º trimestre.
Neste trimestre, a ADENE proporcionou 42 ações formativas (+6 3ºT) para cerca de 93% (+40pp 3ºT) dos seus
colaboradores. As formações perfizeram um total de 344,5 horas (+140,5h 3ºT) e abrangeram 304 participantes
(+151 3ºT), o que equivale, em termos de volume de horas de formação (“horas de formação por ação” × “número
de colaboradores”), a 2110 horas (+1090h 3ºT), perfazendo uma média por colaborador que teve formação de
19,71h (+1,17h/+6,3% 3ºT).
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
Importa também referir que das 344,5 horas de
formação proporcionadas, estas foram distribuídas
por: Formação Técnica Interna (79%), Técnica Externa
(12%), Políticas ADENE (6%) e Formação
Comportamental (3%). Em termos de volume de
formação destaca-se a Comportamental (49%),
Formação Técnica Interna (37%), a Técnica Externa
6
(7%) e pro fim as políticas ADENE (7%).
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
Para finalizar, importa salientar que, neste 4º trimestre, a
ADENE proporcionou formação a 107 colaboradores (+52
3ºT), ou seja 93% do total, sendo que cerca de 36%
(+10pp 3ºT) dos nossos colaboradores tiveram mais de
15h de formação.
6 A perceção de discrepância que se verifica entre as horas e o volume de formação na componente comportamental deve-se ao facto de se tratar de ações de
formação com uma duração mais curta, mas que abrangeram um maior número de colaboradores por ação.
9/21