Page 12 - REOT 4T_2019 REV
P. 12

ADENE - Agência para a Energia
 ADENE - Agência para a Energia
       POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS            ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia


         O 4º trimestre de 2019 foi, tal como o trimestre anterior, maioritariamente dedicado a processos de Recrutamento
         e Seleção, tendo sido concluídos 15 processos de recrutamento, continuando-se a reforçar a formação dos nossos
 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia
         colaboradores com acréscimo substancial face ao 3º trimestre.

         Neste trimestre, a ADENE proporcionou 42 ações formativas (+6 3ºT) para cerca de 93% (+40pp 3ºT) dos seus
         colaboradores. As formações perfizeram um total de 344,5 horas (+140,5h 3ºT) e abrangeram 304 participantes
         (+151 3ºT), o que equivale, em termos de volume de horas de formação (“horas de formação por ação” × “número
         de colaboradores”), a 2110 horas (+1090h 3ºT), perfazendo uma média por colaborador que teve formação de
         19,71h (+1,17h/+6,3% 3ºT).



















 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia








         Importa  também  referir  que  das  344,5  horas  de
         formação  proporcionadas,  estas  foram  distribuídas
         por: Formação Técnica Interna (79%), Técnica Externa
         (12%),   Políticas   ADENE   (6%)   e   Formação
         Comportamental  (3%).  Em  termos  de  volume  de
         formação  destaca-se  a  Comportamental  (49%),
         Formação  Técnica  Interna  (37%),  a  Técnica  Externa
                                            6
         (7%) e pro fim as políticas ADENE (7%).




 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia




                                                            Para finalizar, importa salientar que, neste 4º trimestre, a
                                                            ADENE proporcionou formação a 107 colaboradores (+52
                                                            3ºT),  ou  seja  93%  do  total,  sendo  que  cerca  de  36%
                                                            (+10pp 3ºT) dos nossos colaboradores tiveram mais de
                                                            15h de formação.







       6  A perceção de discrepância que se verifica entre as horas e o volume de formação na componente comportamental deve-se ao facto de se tratar de ações de
       formação com uma duração mais curta, mas que abrangeram um maior número de colaboradores por ação.
                                                                                                             9/21
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17