Page 41 - 2018-11-05 - Relatório Trimestral 2ºT 2018 VF_REV Abr2019
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA MOBILIDADE ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
1º trimestre Δ PAO 2019 Valores em €
% Execução
Eficiência Energética na Mobilidade ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
Exec. 2019 PAO 2019 Exec. 2018 Exec vs PAO 2019 vs 2018 Ano
Rendimentos 0 16 979 0 -100,0% 38 890
FSE -1 771 -13 295 -212 86,7% -734,5% -76 898 2,3%
Pessoal -15 336 -6 956 -3 092 -120,5% -396,0% -94 094 16,3%
Depreciações -257 -64 -22 -299,2% -1053,9% -4 335 5,9%
Outros Gastos -2 0 0 -1836,4%
Resultado -17 366 -3 336 -3 326 -420,6% -422,1% -136 437 12,7%
Quanto à Eficiência Energética na Mobilidade, não se registou execução de rendimentos no período em análise pelo que o desvio é de 100% face ao previsto. Os Gastos
de FSE registam também uma variação significativa face ao previsto. As atividades previstas para o período foram essencialmente desenvolvidas com recurso a meios
humanos internos, registando-se um desvio de gastos entre FSE e Recursos Humanos, que pretenderam mitigar essa necessidade.
INOVAÇÃO
No âmbito da Eficiência Energética na Mobilidade, pretende-se testar e validar através de um conjunto de projetos-piloto no apoio ao desenvolvimento metodológico do
sistema SEEF (Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas) aplicado a veículos ligeiros. Fruto de uma candidatura submetida durante o ano de 2018, foi aprovado o
seguinte projeto a ter início no último trimestre de 2019: ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia
E-MOBICITY: Increase of energy efficiency by Electric MOBIlity in the CITY ao tópico Improving low-carbon economy policies do instrumento financeiro INTERREG. O
projeto consiste na demonstração de soluções inovadoras de mobilidade elétrica e tem uma duração total de 4 anos.
INCUBAÇÃO
O sistema de etiquetagem energética de frotas (SEEF) foi objeto de avaliação relativamente à adequabilidade para a sua aplicação em escala e num modelo operacional
que assegure a respetiva sustentabilidade. Concluiu-se pela necessidade de reformulação, tendo-se iniciado este processo pela adaptação da metodologia de
classificação, tornando mais explícita e reprodutível de forma independente. Desta forma, foi iniciado o desenvolvimento de uma nova metodologia de avaliação de
desempenho de frotas, tendo como base os trabalhos anteriores realizados neste âmbito, materializado numa versão inicial da metodologia que foi sujeita a um processo
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