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ADENE - Agência para a Energia
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Economia Circular
Valores em k€
Acumulado 2018 2019 vs PAO 2019 vs 2018 % Execução
Δ
Economia Circular
ADENE - Agência para a Energia
ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia ADENE - Agência para a Energia 14 -124 -42,6% -88,6% 57,4%
ADENE - Agência para a Energia
PAO 2019
PAO
2019
8
71
Rendimentos
-24,0%
70,7%
-29,3%
210
195
148
Gastos
-195
71,7%
-140
Resultado
-12,8%
28,3%
A área de atuação Economia Circular, desenvolveu-se sobre a dinâmica
iniciada em anos anteriores com o projeto CERTAGRI para “Rotulagem de
Eficiência Hídrica e Energética dos Setores Produtivos Nacionais para uma
Economia Circular”, feito em parceria com o ISA – Instituto Superior de
Agronomia e com o apoio do Fundo Ambiental.
Durante o ano 2019, procedeu-se à conclusão da segunda fase do projeto
CERTAGRI, com a criação de uma primeira aproximação ao que poderá ser um
instrumento de rotulagem específico para a economia circular aplicada ao setor agroalimentar,
abrangendo os setores agrícola, industrial e logístico associados. Esse instrumento, terá o propósito
de aliar a sustentabilidade à diferenciação, através de um rótulo e ferramenta útil para os
consumidores e para as empresas.
O projeto foi distinguido com o prémio de 2.º lugar da
categoria “Apoio ao Desenvolvimento de Mercados
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Ecológicos e à Eficiência dos Recursos” na edição nacional
dos European Enterprise Promotion Awards, promovido
no país para entidades públicas e privadas pelo IAPMEI.
Com base nessa experiência, avançou-se no estudo da
oportunidade de adaptação dos respetivos resultados a
produtos/setores específicos sobre os quais a ADENE
poderá desenvolver o primeiro rótulo de empresa e de
produto que caracterize o respetivo desempenho em
economia circular.
Foi definido um roadmap para desenvolvimento e operacionalização
pela ADENE do rótulo a algumas fileiras de produtos agrícolas: arroz
(2020/21), vinho (2021/22) e azeite (2022/23). Nesse sentido, foi
criada uma primeira versão de metodologia operacional adequada à
avaliação da eficiência de uso de recursos (energia, água,
materiais/solo, responsabilidade social e ambiental) e das dimensões
da economia circular (uso local de recursos, redesenho de processos e
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ADENE - Agência para a Energia e envolvimento com a comunidade), para as componentes agrícola e ADENE - Agência para a Energia
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produtos, redes simbióticas e colaborativas, partilha de bens e serviços
industrial da cadeia de valor do arroz. Esta metodologia tem vindo a
ser trabalhada (incluindo visitas às 8 principais empresas do setor) pela
ADENE e robustecida com o contributo de entidades externa com
atividade técnica e científica no tema da economia circular.
Em paralelo ao desenvolvimento metodológico, foram realizados estudos técnicos para apoio à
definição do futuro modelo operacional e de sustentabilidade e que visaram a caracterização: do
consumidor e dos três setores/fileiras definidos no roadmap de desenvolvimento (dimensão
económica e principais stakeholders no arroz, vinho e azeite). Foram também iniciados contactos
com a Casa do Arroz (como entidade representativa do setor), com vista ao estabelecimento de um
protocolo de colaboração para suporte institucional aos trabalhos em curso.
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