Page 76 - adene-rac-2017
P. 76

ADENE - Agência para a Energia


                      ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia


               Na área da mobilidade, foi concluído o modelo de etiquetagem para frotas de pesados de passageiros,
               tendo  sido  apesentados  os  resultados  finais  aos  TST  e  à  AVIC,  empresas  de  transportes.  Deu-se
 ADENE - Agência para a Energia  nos cenários da eficiência energética da mobilidade.   ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia
                      ADENE - Agência para a Energia
                                                ADENE - Agência para a Energia
               continuidade ao I&D para a certificação de frotas mistas, na APA e fornecidos contributos para o CINERGIA


               SM@RT



               No decorrer do 4º trimestre a Academia ADENE realizou um total de 17 cursos, distribuindo-se os mesmos
               pelas áreas da Certificação Energética (9 cursos), Etiquetagem Energética (1 curso), Formação Internacional
               (2 cursos), Eficiência Energética em Edifícios (1 curso) e Eficiência Hídrica (4 cursos), tendo os mesmos sido
               frequentados por 186 técnicos.

               De  destacar  que  neste  trimestre  foi  realizado  um  curso  de  certificação  internacional,  o  CMVP  e
               adicionalmente foi realizada uma formação complementar com um formador internacional aos Peritos
               CMVP. Na nova área da Eficiência Hídrica, foram também realizados para a ERSAR 2 cursos de Gestão de
               Energias no Setor das Águas e Águas Residuais e para as Águas de Portugal, realizados o 2º curso de Gestão
               de Energia e o 1º curso de Sistemas Elevatórios. A execução financeira da Academia ADENE no 4º trimestre
               foi de 79.750,00€.
                                                ADENE - Agência para a Energia
                                                                                                  ADENE - Agência para a Energia
                      ADENE - Agência para a Energia
 ADENE - Agência para a Energia  No mesmo período, a Academia ADENE realizaram-se 179 exames SCE (TIM e PQ), dos quais 34 foram de
                                                                         ADENE - Agência para a Energia
               PQ I, 20 de PQ II e 125 de TIM II. Adicionalmente foram feitas 48 validações curriculares dos técnicos SCE.
               A execução financeira dos exames, foi de 40.610,00€.
               Quanto aos Sistemas de Informação (DSI), e na sequência da internalização de competências que visa a
               redução  da  dependência  da  ADENE  de  know-how  externo,  no  4º  trimestre  desenvolveram-se  várias
               atividades, destacando-se as seguintes:

                   •  Migração do Sistema de Correio Eletrónico da Empresa para cloud Office 365

                   •  Lançamento do novo Site da Academia ADENE e do site Geotermia Portugal
                   •  Desenvolvimento  das  funcionalidades  IFRRU  (Instrumento  Financeiro  para  a  Reabilitação  e

                      Revitalização Urbanas) na aplicação de Gestão dos Certificados Energéticos
                   •  Desenvolvimento  das  novas  funcionalidades  resultantes  da  reestruturação  da  atividade  de

                      etiquetagem voluntária (Classe+)
                   •  Apoio aos Projetos CINERGIA, Observatório, Barómetro, Casa+, Simuladores AP e HP, RGPD, GPMC-
                                                                                                  ADENE - Agência para a Energia
 ADENE - Agência para a Energia  •  Realização de uma prova de conceito de Power BI sobre o Sistema de Certificação Energética.
                                                ADENE - Agência para a Energia
                                                                         ADENE - Agência para a Energia
                      ADENE - Agência para a Energia
                      GN, Poupa Energia.
                   •  Organização do Demand Management na Direção
               Em  novembro  foi  colocado  em  produção  o  Portal  Poupa  Energia  com  as  funcionalidades  iniciais
               direcionadas para o consumidor residencial. A versão para pequenas e médias empresas apenas ficou
               disponível em dezembro de 2017. No decorrer deste período foi dada formação ao contact center, para
               suporte aos consumidores através de telefone e e-mail. Deu-se inicio à segunda fase do projeto, com o
               desenvolvimento da área reservada para consumidores, que permite agilizar processos de adesão a novos





                                                                                             ANEXOS - 68 de 75





 ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia  ADENE - Agência para a Energia
   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81