Page 39 - Plano de Atividades e Orçamento ADENE 2018
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ADENE - Agência para a Energia
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preparação de uma ferramenta de reporte que disponibilize um registo e tratamento ágil de ADENE - Agência para a Energia
incidências de qualidade do certificado energético.
No ano de 2018, prevê-se no âmbito deste Plano a conclusão até junho de um projeto piloto
com o objetivo de testar a implementação dos diversos níveis de verificação de qualidade
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previstos. Prevê-se que a avaliação do projeto piloto permita melhorar e ajustar o Plano,
originando um aumento progressivo do número de processos de verificação de qualidade a
realizar anualmente, com o objetivo de progressivamente vir a efetuar 1300 avaliações de níveis
de qualidade no ano de 2019, se forem assegurados os recursos humanos necessários em 2019
para suportar este objetivo.
Ainda no âmbito da qualidade do SCE, é promovido o tratamento das solicitações rececionadas
na ADENE associadas ao incumprimento da legislação do SCE.
No ano de 2018, efetua-se a implementação no portal informativo do SCE da desmaterialização
dos processos administrativos associados a incumprimentos legais, nomeadamente a existência
de publicitação de imóveis sem certificado SCE e de transações sem certificado SCE, de forma a
agilizar o processamento da informação e minimizar a necessidade de recursos humanos
ADENE - Agência para a Energiaidos. Esta atividade inclui diversas interações com Notários, Solicitadores, Advogados, ADENE - Agência para a Energia
envolv
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Mediadores Imobiliários e público em geral, de forma a reportar à Direção Geral de Energia e
Geologia, como entidade fiscalizadora do SCE, as situações verificadas, com a informação
necessária à instrução do respetivo processo de contraordenação.
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Desenvolvimento do PORTAL CasA
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O portal CasA pretende ser a plataforma que permite a qualquer proprietário e usufrutuário de
um imóvel centralizar num só local toda a informação relevante da sua habitação. Beneficiando
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da informação que o SCE reúne sobre o património edificado, o portal CasA visa aproximar o
particular da concretização do potencial de melhoria da sua habitação, disponibilizando-lhe um
conjunto de funcionalidades que lhe permitem percecionar os seus consumos de energia e água,
e identificar as oportunidades de melhoria mais adequadas à sua realidade para melhorar o
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desempenho energético e o conforto da sua habitação.
Com vista a disponibilizar uma versão zero deste portal ao mercado e ao consumidor em 2018,
serão dinamizadas atividades de envolvimento com o mercado, nomeadamente associações e
empresas do sector presentes na cadeia de valor da eficiência energética do edificado, para que
possam explorar neste um novo portfolio de serviços e clientes na área da eficiência energética,
bem como comunicar ao consumidor o valor de agregar num só local toda a informação que lhe
permite gerir o seu património de modo mais eficiente, com mais-valias energéticas, ambientais
e económicas.
Ao longo de 2018 serão avaliadas funcionalidades e serviços complementares a disponibilizar
pelo portal em versões posteriores, que lhe permitam responder aos desafios de servir, quer a
oferta, quer a procura de serviços de eficiência energética.
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