ADENE

Eficiência hídrica nos edifícios: ADENE participa em debates internacionais a decorrer em Portugal

Simpósio internacional CIB W062 e Conferência WATEF 2018 realizam-se em Portugal sob organização da ANQIP, com o apoio institucional da ADENE

Baseada na sua experiência na área da eficiência energética e nos recentes trabalhos desenvolvidos pela ADENE na área da eficiência hídrica, incluindo o projeto europeu WATTer Skills, co-financiado pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, a ADENE participa em 2 eventos internacionais a decorrer em Portugal em agosto e setembro:

 

Dada a necessidade de responder às expectativas cada vez mais exigentes e globais, dos cidadãos e dos mercados, para novas soluções de eficiência hídrica, estes eventos têm uma importância especial no panorama da eficiência hídrica nos edifícios, com enfoque no setor da construção e da reabilitação. Contam por isso com o apoio institucional da ADENE e com a sua participação em vários momentos dos seus programas.

Em agosto, no âmbito do CIB W062, a ADENE irá apresentar e discutir, no Simpósio Internacional e na Ordem dos Engenheiros dos Açores, a primeira proposta do “WATTer Skills map”, um dos mais recentes resultados do projeto WATTer Skills. Pretende-se que, após a sua extensa discussão com os stakeholders e conselho consultivo do projeto, a decorrer ao longo de 2018 e 2019, este mapa de qualificações seja passível de adoção a nível europeu, como referencial para a formação e qualificação de futuros técnicos e especialistas de eficiência hídrica no setor da construção e reabilitação de edifícios.

Na conferência WATEF, a realizar em Aveiro, a ADENE participará na Sessão de Abertura no dia 6 de setembro, onde será representada pelo seu Administrador Miguel Sales Dias. No mesmo dia participará também na “Industry session” dedicada à Rotulagem de Eficiência Hídrica a nível europeu, que contará com a participação de especialistas nacionais e europeus. Nesta Conferência internacional a ADENE discutirá ainda, numa comunicação no dia 7 de setembro, a metodologia utilizada no projeto WATTer Skills para a seleção das qualificações necessárias para os futuros especialistas e técnicos de eficiência hídrica nos edifícios.

O 44.º Simpósio Internacional CIB W062 – WATER SUPPLY AND DRAINAGE FOR BUILDINGS, organizado pela ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, é um evento único de âmbito mundial no sector das instalações prediais de águas e esgotos para a apresentação e discussão de inovações no sector (novas soluções, novos métodos de dimensionamento, novos produtos, etc.). A edição deste ano, a decorrer de 28 a 30 de agosto em Ponta Delgada, tem já confirmada a participação de cerca de uma centena de consultores, especialistas e académicos oriundos de quatro continentes. No âmbito do Simpósio realizam-se ainda sessões de apresentação e debate na Ordem dos Engenheiros – Região dos Açores, sendo a sessão de dia 29/08 dirigida pela ADENE.

A conferência internacional da Water Efficiency Network (WATEF Conference 2018), subordinada ao tema “Futuro da Água na Europa: Melhores Práticas Locais, Regionais e Globais”, realiza-se de 5 a 7 de setembro de 2018 na Universidade de Aveiro, com a presença de diversos especialistas portugueses e estrangeiros, bem como de oradores de diversas entidades, como a Comissão Europeia. É a primeira vez que esta importante conferência sobre eficiência hídrica em edifícios se realiza fora do Reino Unido, numa organização da ANQIP em colaboração com Water Efficiency (WATEF) Network (Reino Unido) e em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. No evento serão realizadas sessões especiais designadas por “Industry sessions”, de inscrição gratuita, uma das quais dedicada à Rotulagem de Eficiência Hídrica a nível europeu, com a participação da ADENE e de especialistas nacionais e europeus.

 

Saiba mais sobre o WATTer Skills em www.watterskills.eu