O Conselho Europeu para uma Economia Energeticamente Eficiente, ECEEE, é uma organização independente, registada na Suécia, com secretariado em Estocolmo. Desde a sua criação em 1993 e até 1998, o eceee teve um estatuto provisório. Em 1998, o eceee obteve o estatuto de associação sem fins lucrativos regida pela lei norueguesa. Em 2005, tornou-se uma associação sueca sem fins lucrativos.
A eceee promove a literacia e aplicação da eficiência energética na sociedade, disponibilizando conhecimento, análises e informações, com base em evidências, aos seus associados e todas as organizações e indivíduos interessados.
O eceee mantém um website sobre eficiência energética e oferece um serviço noticioso e informação detalhada sobre as diretivas europeias em matéria de energia, em cujo processo de formulação participa ativamente, pela resposta a consultas públicas, a organização de eventos e fóruns de discussão, e a produção de análises e relatórios sobre os principais tópicos da política energética da União Europeia. O eceee colabora frequentemente com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Presidência do Conselho da UE, tirando partido da competência e isenção da sua rede de membros.
O eceee organiza conferências e workshops, e participa ativamente nas discussões sobre as políticas europeias de eficiência energética. Um dos principais eventos é o eceee Summer Study, com a duração de cinco dias e realizado bienalmente em junho desde 1993, que reúne cerca de quatro centenas de participantes de entidades governamentais, da indústria e serviços de energia, de instituições de investigação e de organizações da sociedade civil interessadas em promover a eficiência energética. Desde 2012, o eceee organiza também um evento dedicado à eficiência energética e descarbonização do setor industrial, o eceee Zero Carbon Industry.
O eceee tem centenas de membros coletivos e individuais. As organizações membros incluem agências governamentais, indústria, instituições de investigação e organizações da sociedade civil (e.g., ONG). O eceee é governado por um Conselho de Administração (Board of Directors, BdD), eleito em Assembleia Geral, composto por um máximo de 12 membros que inclui agências nacionais de energia, empresas de consultoria e instituições de investigação de toda a Europa.