Saltar para o conteúdo

Conselho Europeu para uma Economia Energeticamente Eficiente

O Conselho Europeu para uma Economia Energeticamente Eficiente, ECEEE, é uma organização independente, registada na Suécia, com secretariado em Estocolmo. Desde a sua criação em 1993 e até 1998, o eceee teve um estatuto provisório. Em 1998, o eceee obteve o estatuto de associação sem fins lucrativos regida pela lei norueguesa. Em 2005, tornou-se uma associação sueca sem fins lucrativos. 

A eceee promove a literacia e aplicação da eficiência energética na sociedade, disponibilizando conhecimento, análises e informações, com base em evidências, aos seus associados e todas as organizações e indivíduos interessados. 

O eceee mantém um website sobre eficiência energética e oferece um serviço noticioso e informação detalhada sobre as diretivas europeias em matéria de energia, em cujo processo de formulação participa ativamente, pela resposta a consultas públicas, a organização de eventos e fóruns de discussão, e a produção de análises e relatórios sobre os principais tópicos da política energética da União Europeia. O eceee colabora frequentemente com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Presidência do Conselho da UE, tirando partido da competência e isenção da sua rede de membros. 

O eceee organiza conferências e workshops, e participa ativamente nas discussões sobre as políticas europeias de eficiência energética. Um dos principais eventos é o eceee Summer Study, com a duração de cinco dias e realizado bienalmente em junho desde 1993, que reúne cerca de quatro centenas de participantes de entidades governamentais, da indústria e serviços de energia, de instituições de investigação e de organizações da sociedade civil interessadas em promover a eficiência energética. Desde 2012, o eceee organiza também um evento dedicado à eficiência energética e descarbonização do setor industrial, o eceee Zero Carbon Industry

O eceee tem centenas de membros coletivos e individuais. As organizações membros incluem agências governamentais, indústria, instituições de investigação e organizações da sociedade civil (e.g., ONG). O eceee é governado por um Conselho de Administração (Board of Directors, BdD), eleito em Assembleia Geral, composto por um máximo de 12 membros que inclui agências nacionais de energia, empresas de consultoria e instituições de investigação de toda a Europa. 

Principais atividades

A ADENE é membro do eceee desde abril de 2025 e integra o eceee BoD no mandato 2025-2026. Em 2025, foi anfitriã da 2ª reunião presencial do eceee BoD, realizada em Carcavelos, no dia 30 de setembro, participou na sessão temática “Efficiency Meets the Grid” da IEA 10th Annual Global Conference on Energy Efficiency, realizada em Bruxelas, no dia 13 de junho, e efetuou as traduções para português dos eceee Policy Guides 2024:1 Leveraging energy efficiency to combat energy poverty in the EU e 2025:1 Electrification and energy efficiency: cornerstones of industrial decarbonisation. Em 2026, apoiará a organização das próximas edições do Zero Carbon Industry e do Summer Study que terão lugar, respetivamente, em Roma (Itália), 4-5 fevereiro 2026 e Le Lac d’Ailette (França), 1-6 junho 2026, neste último caso participando como colíder dos painéis “Policies and Programmes for Buildings” e “Energy Efficiency and Sustainability of Industry”.