
Uma delegação da ADENE visitou o Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia (CIIAE), em Cáceres, Espanha, uma infraestrutura pioneira dedicada a transformar as energias renováveis numa verdadeira alternativa aos combustíveis fósseis.
No âmbito do programa ADENE +PRÓXIMA, a visita, realizada esta quarta-feira, 22 de janeiro, teve como objetivo fortalecer a colaboração internacional, promovendo a troca de boas práticas e partilha de conhecimento em transição energética.
Durante a visita, os representantes da ADENE tiveram a oportunidade de conhecer as principais áreas de atuação do CIIAE que desenvolve investigação em soluções de ponta como o armazenamento de energia baseado em diferentes tecnologias e o armazenamento térmico.
A área de investigação do CIIAE estende-se ainda ao desenvolvimento de conceitos mais inovadores sobre Economia Circular (reciclagem, reutilização, ecodesign), produção de hidrogénio e de combustíveis sintéticos, assim como a captura de CO2 e diferentes aplicações industriais de hidrogénio.
No final da visita a Cáceres, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, afirmou que “o CIIAE é um exemplo concreto do enorme potencial de cooperação entre Portugal e Espanha. Juntos, podemos desenvolver soluções inovadoras que não só beneficiarão a Península Ibérica, mas que podem servir de inspiração e exemplo para acelerar a transição energética noutras regiões do mundo.”
Com esta visita, a ADENE reforça o seu compromisso em liderar e impulsionar um futuro mais sustentável e inovador, promovendo tecnologias capazes de enfrentar os desafios energéticos do presente e do futuro.