ADENE

ADENE sensibiliza para aquecimento mais eficiente com campanha

O aquecimento representa 80% das necessidades energéticas das famílias Europeias. Maioritariamente as soluções de aquecimento instaladas nas casas são antigas e/ou ineficientes o que conduz a uma fatura energética elevada ou à falta de conforto nas habitações.

Para sensibilizar o consumidor para o tema do aquecimento eficiente e apoiá-lo na identificação das soluções mais eficientes e adequadas à sua casa, a ADENE lança a iniciativa aquecimento eficiente, alicerçada no website aquecimentoeficiente.adene.pt.

O objetivo é ajudar o consumidor a conhecer o sistema de aquecimento que tem em sua casa, identificar a sua eficiência e classe energética, e perceber se chegou o momento de planear a sua substituição por uma solução mais eficiente, se possível que recorra a energias renováveis. A proposta é estudar a oferta de mercado antes que a substituição do antigo equipamento se torne urgente, numa situação em que o consumidor fica sem aquecimento e vê-se obrigado a tomar uma decisão sem analisar as hipóteses disponíveis, as poupanças que cada solução potencia ou as mais valias oferecidas pelas diferentes tecnologias.

O site aquecimentoeficiente.adene.pt disponibiliza uma série de materiais para a informação e sensibilização do consumidor. Estarão disponíveis fichas técnicas que apresentam de uma forma acessível e de fácil compreensão as diferentes tecnologias, infográficos que ajudam a desconstruir alguns mitos e a conhecer outros benefícios  além do energético, serious games que permitem aprender mais sobre aquecimento eficiente de forma lúdica e também uma aplicação online que possibilita ao consumidor conhecer a classe energética do seu atual sistema de aquecimento e analisar as melhores soluções para a sua substituição. Nesta primeira fase, a ferramenta está apenas disponível para estudar sistemas de aquecimento ambiente. Muito em breve as suas funcionalidades servirão também sistemas de preparação de água quente e sistemas combinados.

Esta iniciativa é parte do projeto Europeu “HARP: Heating Appliances Retrofit Planning“, financiado pelo instrumento Horizon2020 e que decorre em cinco países: Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal,coordenado pela ADENE.

A ADENE é a entidade coordenadora do consórcio constituído por 18 parceiros, entre os quais a Associação DECO, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho.