20 anos no Séc 21: Olhar o passado, reconhecer o presente e perspetivar o futuro

Foi no Cineteatro Capitólio que a ADENE convidou, a 15 de Dezembro, colaboradores e parceiros para uma viagem pelos últimos 20 anos da ADENE e do setor da Energia, para debater o presente e olhar o futuro.

Passado . Presente . Futuro: três palavras bem patentes na Cápsula Temporal que recebeu todos os convidados à entrada. Na linha do passado, apresentou-se uma revisão de marcos da história da ADENE e da energia em Portugal. No presente, destacaram-se projetos que estão a mudar o rumo da energia. No futuro, as visões de 20 convidados sobre os próximos 20 anos do setor e a vida de cada surgiam cristalizadas numa galeria de esboços únicos.

Já no auditório, a abertura do evento “20 Anos de Energia” apresentado por Sandra Cóias, foi marcada pela presença o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e Nelson Lage, Presidente da ADENE.

João Pedro Matos Fernandes, reforçou no seu discurso, a necessidade da transição energética, e Nelson Lage, relembrando o percurso da ADENE, colocou a aproximação ao cidadão no centro da atual missão da Agência.

 

Conferência

Os nossos oradores e moderadores convidados fizeram história com um debate frutífero e enriquecedor, num fluir de ideias em torno do tema energia que procurou preparar os envolvidos para o avanço nesta área, de forma mais informada e de olhos postos no futuro.

No Painel “Energia para Todos!”, falou-se das pessoas, do seu bem-estar e da primazia do bem-comum. Procuraram-se respostas a estas e questões: Como garantir uma transição energética justa, coesa e democrática. Que políticas públicas e quais as soluções para a sustentabilidade da economia e do planeta sem esquecer as pessoas?

O Painel “Energia -Tudo renovável!” dedicámos-nos às energias do futuro enquanto peça fundamental para a sustentabilidade do planeta, desafiando opúblico com questões como: Qual o papel das Comunidades de Energia nesta equação ou que novas energias necessita o Planeta?

No painel “Nexus Água e Energia-Tudo conta!”  juntámos a água à energia. Demos a conhecer as abordagens inovadoras e as novas tecnologias que permitem uma maior eficiência hídrica e energética na indústria e nos edifícios, e que prometem contribuir para um futuro sustentável.

 

AQUA+ Hotéis

Foi Filipa Newton, Coordenadora de Novos Sistemas da ADENE, que fez a apresentação do AQUA+ Hotéis que se seguiu da assinatura do protocolo entre a ADENE e o Turismo de Portugal, juntos na disseminação deste Sistema, com Nelson Lage, Presidente da ADENE e Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.

 

Prémios ADENE

Os galardoados dos Prémios ADENE são profissionais e humanos que se destacaram no panorama nacional e que têm vindo a fazer a diferença no setor. Para a entrega dos Prémios estiveram Nelson Lage, Presidente da ADENE e Susana Corvelo, Vice Presidente da ADENE, juntamente com os elementos do júri.

Vencedores:

Categoria INOVAR: António Vidigal e Ricardo de Araújo Carvalho

Categoria PARTICIPAR: Joaquim Borges Gouveia e Sara Freitas

Categoria CUIDAR: José Rui Felizardo e Catarina Barreiros

Categoria EDUCAR: Manuel Collares Pereira e Nuno Brito Jorge

Categoria VALORIZAR: Fátima Alpalhão e Emanuel Delgado

 

Houve tempo ainda para a estreia do resumo do documentario ADENE sobre os caminhos da Energia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a “atuação consistente e inovadora” da ADENE no discurso que encerrou o evento.

Na organização do evento não foi esquecida a componente da sustentabilidade na sua plenitude, procurando respeitar os princípios de “Desperdício Zero”. Evitámos ao máximo a impressão para decoração ou sinalética, privilegiando para o efeito os meios digitais; a pegada de carbono do evento foi contabilizada e será compensada em 2022 numa ação que envolverá os próprios colaboradores ADENE.

20 Anos no Séc. 21 foi um evento de celebração que contou com mais de 150 pessoas presencialmente e cerca de 90 a assistir online, que teve a Renascença como Media Partner.

Veja todo o evento ou partes dele no canal de Youtube da ADENE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email