EMOBICITY

Integrado no IX Encontro com a Eficiência Energética – Transportes Públicos, organizado pela Direção Regional da Energia da Região Autónoma dos Açores (DREn), teve lugar no dia 18 de dezembro, em Lagoa, ilha de São Miguel (Açores), a 1ª reunião do Local Stakeholders Group do projeto EMOBICITY. A ADENE, enquanto parceiro do projeto, marcou presença no evento que contou com a participação de autoridades locais, empresas municipais de transportes, associações profissionais e representantes de fabricantes de equipamentos, com cerca de 40 participantes.

Tendo como pano de fundo apresentações sobre os esquemas de incentivo, os sistemas de transportes municipais e o estado da arte das tecnologias para o carregamento de veículos elétricos, a reunião promoveu um amplo debate sobre mobilidade elétrica, bem como a identificação de novos factos e tópicos de análise.

Do debate resultaram propostas de soluções em domínios como as políticas públicas (como por exemplo, alterações legislativas para agilizar a instalação de estações de carregamento) e a consciencialização pública sobre mobilidade elétrica (campanhas de sensibilização) e o apoio à aquisição de veículos elétricos), em linha com a política de mobilidade elétrica existentes na região. Destaque ainda para o reconhecimento da necessidade de uma política integrada de transportes, na qual a mobilidade elétrica desempenhará um papel importante.

O projeto EMOBICITY é cofinanciado pelo programa Interreg Europe e tem por objetivo facilitar a adoção de medidas sustentáveis ​​e inovadoras na área da mobilidade elétrica. Nas ações a implementar em Portugal, a ADENE colaborará com a DREn, que também integra o consórcio do projeto.

Mais informação sobre este projeto no site do projeto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email