Efficient Buildings

Efficient Buildings Community

Informação do projecto

Resumo

A Comunidade de Edifícios Eficientes envolveu vários stakeholders da região do Mediterrâneo na discussão das questões energéticas que as organizações públicas enfrentam, a fim de promover os resultados dos projetos modulares Interreg MED e aumentar o seu impacto nas políticas públicas.

Descrição

O projeto Efficient Buildings pretendeu dinamizar a atividade da Comunidade de Edifícios Eficientes, uma comunidade centrada nas entidades públicas dos países do Mediterrâneo que visa promover a capitalização de resultados dos projetos modulares Interreg MED na área “Edifícios Eficientes”.
O projeto contribuiu para a transferência de conhecimentos e o reforço da capacidade dos proprietários e gestores de edifícios públicos na identificação e implementação de boas práticas de eficiência energética. Paralelamente, a Comunidade de Edifícios Eficientes promoveu os seus resultados a nível nacional e europeu, procurando influenciar políticas públicas e um novo quadro regulamentar que tenha em consideração a especificidade da região alvo e as soluções propostas pela Comunidade.

Principais atividades ADENE

  • Gestão e organização das atividades de comunicação do projeto: desenvolvimento de materiais, organização de eventos anuais e gestão das redes sociais do projeto
  • Implementação do Energy Efficiency Living Lab, em Portugal, para transferência dos resultados da Comunidade de Edifícios Eficientes
  • Organização de um webinar e de um National Policy Debate focados na discussão de políticas de eficiência energética e de uma reunião parlamentar

Principais entregáveis

  • Eventos anuais
  • Living Lab
  • Acordos de parcerias entre cidades
  • Joint Position Paper “Strategic recommendations for sustainable use of resources in Mediterranean built environment”

Contributo para
a missão da ADENE

O projeto Interreg MED Efficient Buildings contribuiu para o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, no âmbito da promoção da eficiência energética em edifícios, em particular edifícios públicos (ECO.AP) e para a melhoria da literacia energética dos técnicos municipais. Tendo por objetivo promover a atuação ao nível local, o projeto permitiu ainda à ADENE fortalecer as relações com municípios portugueses, associações de municípios e comunidades intermunicipais, através das agências municipais e regionais de energia, promovendo simultaneamente o envolvimento destes stakeholders na transição energética. Adicionalmente, algumas das atividades do projeto foram alinhadas com a atuação da ADENE na área da cooperação institucional, nomeadamente na sua vertente internacional, na região do Mediterrâneo.

Contributos para as políticas públicas nacionais

Promoção da eficiência energética em edifícios, em particular edifícios públicos (ECO.AP).

Informação Financeira

Instrumento financeiro

Interreg Mediterranean

Aviso

Horizontal project 2nd call | Priority axis-Investment Priority-Specific Objective 2-1-1

Número do GA

n.a.

Orçamento total

1 723 881,33 €

Orçamento ADENE

212 455,00 €

Duração

novembro 2019 a dezembro 2022

Última Atualização: abril 2023

Projecto cofinanciado pelo Fundo Regional de Desenvolvimento. Os conteúdos do documento são unicamente da responsabilidade do(s) autor(es), não podendo a entidade financiadora vir a ser responsabilizada por qualquer utilização da informação nele incluída.

ADENE