Em Portugal, existem atualmente 15 agências municipais e regionais de energia e ambiente, as primeiras das quais criadas nos anos noventa por iniciativa da Comissão Europeia e dos Governos Regionais ou das Câmaras Municipais do respetivo território de intervenção, com o apoio do programa SAVE ou, posteriormente, na sua maioria, através do programa Energia Inteligente-Europa.
Na generalidade são associações de direito privado sem fins lucrativos que visam a promoção da eficiência energética e das energias renováveis a nível local, nomeadamente por parte dos gestores e técnicos municipais, assim como dos agentes económicos e dos cidadãos, contribuindo assim para a transição energética, a redução e descarbonização dos consumos e o desenvolvimento sustentável dos respetivos territórios. Além das autarquias, os principais associados das agências locais são fornecedores de serviços ou produtos energéticos, instituições académicas e científicas, empresas de quadrantes diversos ou associações de defesa dos consumidores.
A ADENE é associada de nove agências regionais e municipais de energia: AdEPorto – Agência de Energia do Porto (data de adesão: 2007), AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal (2002), AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (2009), ARECBA – Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo (1998), ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (2001), ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura (2000), ENERGAIA – Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto (2012), Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia e Ambiente (1998) e S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete (2007).
Em janeiro de 2010, foi criada a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), uma rede de cooperação que reúne todas as agências de energia e ambiente, de âmbito municipal e regional, no sentido de partilhar informação e experiências, bem como fomentar as parcerias entre as agências. A RNAE é uma associação privada sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover a participação das agências associadas em projetos e iniciativas, bem como a articulação com entidades ligadas às áreas das políticas energéticas e ambientais. Entre outras atividades, a RNAE organiza anualmente o Encontro Energia e Território, em colaboração com a E-REDES, e o Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA).
Principais atividades
A ADENE participa nos órgãos sociais de todas as agências de que associada, nomeadamente nos Conselhos de Administração da ENERGAIA e S.ENERGIA e nas Mesas das Assembleias Gerais da AMESEIXAL, AREA Alto Minho, ENERAREA e Lisboa E-Nova.
Em 28 de outubro de 2021, a ADENE e a RNAE celebraram um protocolo de colaboração que visa contribuir para a dinamização da eficiência energética e hídrica e da economia circular, mas também potenciar um sistema energético descentralizado e descarbonizado e um sistema de transportes sustentável, contribuindo para uma recuperação económica e social justa, democrática e inclusiva.
Com qualquer uma das agências locais de energia portuguesas e com a RNAE são dinamizadas e realizadas iniciativas e atividades de interesse comum.
Em 2025, destaca-se a colaboração na criação e operacionalização dos balcões da Rede Espaço Energia, coordenada pela ADENE, e na organização de sessões de capacitação no âmbito da Coordenação Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, assegurada pela ADENE, bem como a participação da ADENE na 4ª edição do Encontro Energia e Território (Aveiro, 5 de novembro) e de agências locais no 2.º Encontro Nacional do Pacto de Autarcas (Lisboa, 25 de novembro), nas ações de capacitação do Fórum Energia e Comportamento e em atividades de geminação entre cidades do projeto meetMED II.
Em 2026, a colaboração com a RNAE e as agências locais prevê a dinamização e acompanhamento de ações de promoção da eficiência energética e produção de energia sustentável nos municípios e comunidades intermunicipais dos territórios das agências locais, em particular no quadro da Coordenação Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia. A ADENE apoiará a organização e participará no ENAEA 2026 – Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente 2026 (Porto, 28 de janeiro).