
O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE) vai premiar com 20 mil euros um projeto de inovação social e tecnológica, reconhecendo iniciativas que promovam a capacitação dos cidadãos e o desenvolvimento local, social e económico e tenham impacto na mitigação da pobreza energética em Portugal. As candidaturas ao Prémio “LIGAR – Energia para Todos” estão abertas a entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino ou investigação com atividade comprovada na área até às 18h de 28 de novembro.
O ONPE tem por missão o acompanhamento da evolução da pobreza energética em Portugal, uma problemática com implicações a nível do bem-estar social, qualidade de vida, saúde e desempenho escolar e profissional, afetando em Portugal entre 1,8 a 3 milhões de pessoas. É, por isso, essencial promover abordagens que possam dar resposta a esta realidade.
Podem candidatar-se ao Prémio “LIGAR – Energia para Todos” projetos que se encontrem em execução e com implementação iniciada pelo menos 6 meses antes da data de submissão da candidatura, devendo estar em funcionamento nos 12 meses após candidatura da mesma e que demonstrem impacto na mitigação da pobreza energética. A cerimónia de entrega terá lugar a 17 de dezembro, na Culturgest, em Lisboa.
O ONPE foi criado no âmbito da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética (ELPPE), sendo composto por uma Unidade de Gestão presidida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), com o apoio técnico e operacional da ADENE – Agência para a Energia.
Regulamento e candidaturas ao Prémio “LIGAR – Energia para Todos” em onpe.pt/premio/