U

Um projeto de educação ambiental com vista para o oceano

Sílvia Remédios

Gestora de Projeto na Direção de Projetos Técnicos

17.08.2022

5

min. de leitura

Quem conhece Almada sabe a ligação especial que tem com o mar, relacionada invariavelmente com a disposição do seu território, confrontando o Oceano Atlântico a poente. Desde a Cova do Vapor, a norte, até à Fonte da Telha, a sul, este concelho apresenta uma vasta linha de costa, que se estende por mais de 13 Km. 

Uma zona balnear muito requisitada pelos veraneantes para desfrutar de momentos de lazer, recebe milhões de visitantes por ano, atraídos pela qualidade da água e beleza paisagística das praias da Costa de Caparica.  

A costa atlântica de Almada possui ainda uma inegável diversidade e riqueza natural, cuja conservação está suportada num equilíbrio frágil entre as necessidades dos ambientes naturais e a atividade humana. 

Neste contexto, e por iniciativa municipal, surgiu o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) da Costa de Caparica um recurso essencial e inspirador para a comunidade, situado junto ao Jardim Urbano da Costa de Caparica e próximo da linha de praia. Este espaço dedicado à educação ambiental, dispõe de um Aquário Virtual, uma plataforma que dá a conhecer, de forma lúdica e interativa, a biodiversidade da costa atlântica de Almada, onde se acompanha o ritmo das marés e os animais que aqui habitam.

Participar numa sessão do Aquário Virtual é uma experiência ímpar durante a qual os participantes são transportados para a zona circundante das praias locais e convidados para uma viagem até ao fundo do oceano, onde têm oportunidade de conhecer, bem de perto, a fauna submersa. 

A relevância do CMIA da Costa de Caparica, para a promoção da literacia ambiental e energética da população, não se esgota aqui. Assume um papel de destaque na consciencialização dos cidadãos para a sustentabilidade local e global e na promoção de uma participação mais ativa e informada na preservação do património e dos recursos naturais de Almada. Mas também, na adoção de padrões de consumo e estilos de vida com menor impacto ambiental e carbónico e o envolvimento de todos nos processos de tomada de decisão, à escala local e global. O mote é simples e direto: Todos somos parte da solução!   

Um dos excelentes exemplos dessas iniciativas é a Unidade de Pequena Produção (UPP) existente no edifício do CMIA da Costa de Caparica, capaz de produzir energia elétrica com base nas tecnologias eólica e fotovoltaica. 

Apesar deste sistema não assegurar a sustentabilidade energética do edifício, é um contributo válido e que concorre para a missão do CMIA da Costa de Caparica, consubstanciada na sensibilização da comunidade para as questões energéticas e ambientais e concretização de boas práticas nestes domínios. 

Para o público que visita este espaço está também disponível informação em tempo real, relacionada com a produção de energia da UPP. Em concreto, a eletricidade gerada pelo sistema fotovoltaico e pelo gerador eólico e as emissões de dióxido de carbono evitadas. Assim como, a radiação solar incidente, a temperatura do ar e a velocidade do vento.  

Um projeto inspirador que nasceu com vista para o oceano e que todos poderão visitar. Aproveitando os tempos livres também para aprendermos mais sobre a importância e privilégio de termos o oceano à “nossa porta” e como poderemos contribuir para a sua preservação.  

S

Sobre o autor

Sílvia remédios, Técnica Especialista na ADENE

Licenciada em Engenharia de Produção Industrial, pela Universidade de Évora. O seu percurso profissional inclui 20 anos de experiência em áreas como a coordenação técnica e financeira de projetos; elaboração de candidaturas ao abrigo de fundos comunitários e mecanismos nacionais de incentivo à eficiência energética e educação para a eficiência energética e carbónica. Desde fevereiro de 2022 é Técnica Especialista na Direção de Projetos Técnicos da ADENE.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024